Carregando...

Destaque em Eng. Civil, UNIFEB, de Barretos promove construção de ponte em ação

Laboratório de Materiais de Construção Civil do UNIFEB, etapa de pesagem da Ponte de espaguete na competição.— Foto: Crédito: UNIFEB.

Laboratório de Materiais de Construção Civil do UNIFEB, etapa de pesagem da Ponte de espaguete na competição. — Foto: Crédito: UNIFEB.

Uma tradicional competição animou os alunos ingressantes do curso de Engenharia Civil do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) neste primeiro semestre. Desafiados pelo Prof. Me. Gabriel Moreira Migliore, os jovens criaram protótipos de pontes utilizando apenas macarrão do tipo espaguete e cola.

UNIFEB: o Centro Universitário conta com o melhor Espaço Maker da região, sendo o primeiro a conquistar o selo do MIT (Massachusetts Institute of Technology). — Foto:Crédito: UNIFEB

UNIFEB: o Centro Universitário conta com o melhor Espaço Maker da região, sendo o primeiro a conquistar o selo do MIT (Massachusetts Institute of Technology). — Foto: Crédito: UNIFEB

Esse desafio faz parte da formação dos alunos do curso de graduação, classificado com três estrelas pelo Guia do Estudante. O Centro Universitário possui uma taxa de 93% de empregabilidade, e conta com infraestrutura de mais de 80 laboratórios e biblioteca com mais de 65000 títulos.

O curso de Engenharia Civil do UNIFEB é tradicional por ser um dos mais antigos do país, com sua primeira turma em 1966, destaca o reitor Prof. Dr. Fabiano de Sant’Ana dos Santos.

“Desde então, sempre foi destaque na região e pelo Brasil afora em função da qualidade do ensino. Nossos professores são renomados mestres e doutores engajados em acompanhar a evolução das profissões e avanços tecnológicos, por meio de uma grade curricular inovadora”, diz

O UNIFEB conta com o aporte do FEB 360°, o melhor Espaço Maker da região, único com o selo global FabLab, que identifica uma rede mundial de laboratórios criada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e a cidade de Barretos (SP) se tornou pioneira na região ao conquistar este importante selo internacional. Em suas instalações, possui equipamentos de última geração, como impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras PCB, CNC Router, entre outros, garantindo a seus alunos acesso à tecnologia de ponta.

O UNIFEB conta com o aporte do FEB 360°, único com o selo global FabLab, que identifica uma rede mundial de laboratórios criada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology).— Foto: Crédito: UNIFEB

O UNIFEB conta com o aporte do FEB 360°, único com o selo global FabLab, que identifica uma rede mundial de laboratórios criada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). — Foto: Crédito: UNIFEB

Para a competição, após receber todo o aporte teórico necessário e tempo para a produção das pontes de macarrão, os alunos puderam testar seus protótipos. A competição foi realizada no Laboratório de Materiais de Construção Civil do UNIFEB, atendendo todos os protocolos sanitários de segurança contra a Covid-19.

Os alunos tinham como regra que as pontes fossem construídas em arco e em forma de treliça utilizando apenas massa do tipo espaguete número 7 e colas quente ou fria (à base de epóxi ou resina). Outra regra é que o peso da ponte, com o macarrão e as colas, não poderia ser superior a 1 kgf (quilograma-força).

Primeiramente, os protótipos foram medidos e pesados, para se confirmar se estão dentro dos critérios necessários para a competição. Posteriormente foram realizados os testes, que consistem em aplicar carga sobre a ponte até que ela se rompa. A carga inicial foi de 5 kgf e foi sendo incrementada, de acordo com o grupo que realiza o teste, até a ruptura do protótipo.

Teoria e prática fazem parte da metodologia do UNIFEB.— Foto: Crédito: Divulgação UNIFEB

Teoria e prática fazem parte da metodologia do UNIFEB. — Foto: Crédito: Divulgação UNIFEB

O objetivo dessa atividade é, segundo o Prof. Me. Gabriel Moreira Migliore “Que os alunos apliquem os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula no projeto e construção de um protótipo de ponte de macarrão do tipo espaguete, que é posto à prova até a sua ruptura”. A atividade é realizada anualmente pelos alunos do primeiro semestre do curso desde o ano de 2010.

Ainda segundo ele, este tipo de atividade permite que os alunos desenvolvam competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho, como planejamento, projeto, orçamento, construção e trabalho em equipe, desde o início do curso. Um grande diferencial para o futuro profissional já que, a cada dia, as exigências de qualificação são maiores. O UNIFEB está preparado para guiar o aluno rumo a esse objetivo e está com inscrições abertas para o vestibular de inverno. Para conhecer mais detalhes sobre o curso, acesse: http://vestibular.unifeb.edu.br/curso?id=11&c=engenharia-civil-noturno


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*