Furnas afirmou neste domingo (19) que uma falha em sua Subestação de Rocha Leão, em Rio das Ostras, na Região dos Lagos fluminense, causou o apagão que afetou parte dos municípios do Sudeste na noite deste sábado (18). Ainda não se sabe a causa da pane.
“Às 21h21, ocorreu uma falha na Subestação de Rocha Leão. As proteções atuaram corretamente para isolamento da falha, causando o desligamento de todos os equipamentos. A equipe técnica de Furnas prontamente iniciou os procedimentos para o restabelecimento do fornecimento para a distribuidora”, detalhou.
Segundo a Energisa, uma das empresas atingidas pela falha, “a ocorrência na Subestação Rocha Leão de Furnas afetou as supridoras Light e Enel, que abastecem as concessões da Energisa de Minas e Nova Friburgo, foi responsável pelas interrupções”.
“A situação que impactou Nova Friburgo e pelo menos 60 municípios da concessão de Minas Gerais teve início às 21h21”, explicou.
LEIA TAMBÉM
- Saiba por que a conta de luz sobe e quais os problemas dessa escalada de preços
- Conta de luz: entenda a cobrança e para onde vai o seu dinheiro
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/U/T/Goz0Z6TIq0rM9VlGnOPQ/19furnas.png)
Subestação de Rocha Leão de Furnas, em Rio das Ostras — Foto: Reprodução/Google StreetView
Mais de uma hora sem luz
No RJ, houve relatos de apagão em 13 cidades das regiões dos Lagos e Serrana. Em MG, pelo menos 62 municípios registraram a queda de energia.
Segundo a Enel, que atende o interior fluminense, “o fornecimento de energia foi normalizado para todos os clientes às 22h44” — ou cerca de uma hora e meia depois do incidente em Rocha Leão.
O problema foi relatado nas seguintes cidades fluminenses:
- Araruama
- Búzios
- Cabo Frio
- Iguaba
- Macaé
- Nova Friburgo
- Paraíba do Sul
- Rio das Ostras
- São Pedro da Aldeia
- Saquarema
- Teresópolis
- Três Rios
- Vassouras

VÍDEO: Entenda o risco de apagão no Brasil