Carregando...

Firjan inaugura laboratório de biologia molecular no RJ

Laboratório da Firjan vai pesquisar novas variantes do Coronavírus. — Foto: Reprodução/TV Globo

Laboratório da Firjan vai pesquisar novas variantes do Coronavírus. — Foto: Reprodução/TV Globo

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) inaugura, nesta quinta-feira (14), um laboratório de biologia molecular. A instalação vai ajudar na identificação de variantes do coronavírus, além de desenvolver novas formas de diagnósticos e vacinas.

"Vamos trabalhar com vírus muito perigosos, para os quais ainda não há tratamento, nem vacinas disponíveis. Conseguiremos desenvolver novos medicamentos antivirais exatamente para esses agentes para os quais ainda não há tratamento, em parceria com a indústria", disse o pesquisador-chefe do Instituto Senai de Inovação, Antonio Fidalgo.

Segundo ele, logo no começo das atividades o laboratório vai trabalhar em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no estudo do Sars-Cov-2, analisando novas variantes e predizendo novos medicamentos.

O laboratório passa a fazer parte do Complexo de Saúde Industrial do Rio de Janeiro, que já conta com instituições como a própria Fiocruz, a Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) e o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

"O sistema Firjan vem trabalhando com os governos federal, estadual e municipal para a implantação desse complexo de saúde industrial no Rio. Já começamos a desenvolver um modelo preditivo de doenças infectocontagiosas com impacto na saúde ocupacional dos trabalhadores", afirmou o diretor-executivo da Firjan, Alexandre dos Reis.

Vídeos mais vistos no Rio nos últimos 7 dias

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*