Carregando...

Câmara Municipal do Rio vota nesta quinta-feira (17) cassação do vereador Gabriel Monteiro - Notícias - R7 Rio de Janeiro

A Câmara Municipal do Rio vota, nesta quinta-feira (17), o pedido de cassação do mandato do vereador Gabriel Monteiro (PL). A partir das 16h o plenário da casa começa a decidir o futuro do parlamentar.

O relatório final do vereador Chico Alencar (PSOL) pediu a cassação do mandato de Gabriel por quebra de decoro parlamentar. O ex-policial militar é investigado por acusações de estupro, assédio, gravação de um vídeo íntimo com uma menor de idade e manipulação de conteúdo audiovisual para a internet.

A Comissão de Justiça e Redação negou, na última quarta-feira (17), um recurso apresentado pelo vereador, em que ele alegava irregularidades no processo do conselho de ética.

Em sua decisão, a comissão disse que Gabriel repetiu as alegações de vícios nos procedimentos de ética como fez no recurso analisado em maio.

Uma das estratégias da defesa do ex-militar é pedir a contagem dos vereadores presentes logo no começo da sessão. Se não houver um número mínimo presente, a votação pode ser adiada para semana que vem. A defesa espera ainda que alguns vereadores não compareçam ao plenário.

Para que ocorra a anulação do mandato, é necessário que dois terços dos parlamentares, ou seja, 34 dos 51 vereadores, votem favorável a decisão.

Jairinho

Essa será a segunda vez na história que a Câmara do Rio votará a cassação do mandato de um parlamentar. A primeira foi em junho de 2021, quando, por unanimidade, os 49 vereadores presentes decidiram destituir do cargo o então vereador doutor Jairinho, preso acusado de matar o enteado Henry Borel.

*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Calendar