Carregando...

De boa no Enem: videoaula de redação revisa gênero dissertativo-argumentativo

Para ajudar os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a ter um bom desempenho na prova de redação, o professor de Língua Portuguesa Frederico Lima preparou uma videoaula sobre dissertação argumentativa. Esse gênero textual é obrigatório na prova de redação do exame e trata-se de um texto em que o autor defende um ponto de vista por meio de argumentos.

A estrutura para esse tipo de texto abrange introdução (tese), desenvolvimento (argumentação) e conclusão (proposta de intervenção). No Enem, o candidato deve construir a redação com no mínimo oito linhas e no máximo 30 linhas, em pelo menos três parágrafos.

Na videoaula, professor Frederico explica a importância de o candidato escrever argumentos que fujam do senso comum, investindo na imprevisibilidade e criatividade, para persuadir e convencer os corretores da prova. Nessa perspectiva, ele apresenta os critérios de pontuação da competência três do Enem, que contemplam as avaliações de argumentação.

Professor Frederico Lima também detalha a necessidade do planejamento prévio à escrita e que podem ser feitos em casa, durante a preparação para o Enem, e momentos antes da realização da prova. Entre as dicas para a elaboração do projeto de texto estão: leitura incessante sobre assuntos diversos e leitura metódica com anotações de referências históricas; argumentação inovadora para fugir da imprevisibilidade; discurso de autoridade com citações de pensadores com o intuito de agrupar conceitos e estimular o senso crítico; intervenções literárias – livros, quadros e pinturas – com enredos que estimulem a análise crítica e avaliação pessoal.

Desafio da redação

Para complementar a videoaula de redação, os candidatos do Enem podem acessar o Desafio da Redação - uma plataforma gratuita de correção de textos. A iniciativa tem o objetivo de ajudar os estudantes a desenvolver as habilidades da escrita e a tirar nota máxima na prova. Ao acessar a página, o usuário poderá se cadastrar, fazer o texto da proposta de redação vigente e, em seguida, enviá-la para correção. Quando o texto estiver corrigido, o participante será notificado via e-mail. Para acessar o Desafio da Redação, clique aqui.

O De Boa no Enem é uma realização da Inter TV RN e do G1 RN, com conteúdos veiculados e disponíveis diariamente nos dois veículos.

Professor Frederico Lima — Foto: Reprodução

Professor Frederico Lima — Foto: Reprodução

7 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar