Carregando...

Hospital de Clínicas de Porto Alegre seleciona voluntários para testes de vacina contra a Covid

Hospital de Clínicas, em Porto Alegre— Foto: Divulgação/Hospital de Clínicas

Hospital de Clínicas, em Porto Alegre — Foto: Divulgação/Hospital de Clínicas

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) abriu novas vagas para participar da pesquisa SPECTRA que testa a eficácia da vacina SBC-2019, que combate a Covid-19, desenvolvida pela empresa chinesa Clover Biopharmaceuticals.

O hospital iniciou a seleção em abril, e os primeiros voluntários começaram a receber as doses no último sábado (5). Estão previstas as aplicações de duas doses e acompanhamento por 12 meses. Cerca de 1,5 mil pessoas devem ser selecionadas para o estudo no Clínicas. O imunizante também é testado em Santa Maria.

Interessados devem ter mais de 18 anos e podem já ter sido infectados pelo coronavírus, desde que tenha ocorrido há mais de 60 dias. As inscrições podem ser feitas com o preenchimento de um formulário online.

O estudo acontece por meio de sorteio, em que um grupo de pessoas receberá a vacina e outro grupo receberá um placebo, o denominado grupo controle.

Cerca de 22 mil voluntários ao redor do mundo devem participar da pesquisa. O Clínicas reforça que o preenchimento do formulário não assegura a participação na pesquisa e os dados coletados respeitam as normativas da Lei Geral de Proteção de Dados.

A vacina é a sexta a ser testada no Brasil, e teve os estudos clínicos autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em abril. Além do RS, voluntários participarão do estudo no Rio Grande do Norte e no Rio de Janeiro.

Segundo o coordenador do estudo e chefe do setor de infectologia do Clínicas, Eduardo Sprinz, a vacina testada é diferente das demais que já contam com aprovação no país.

"Nesse estudo com partículas virais parecidas, a vacina se assemelha como se fosse aquela pontinha que a Covid gruda na nossa célula [a proteína Spike]. Quando o organismo reconhecer uma pontinha parecida com aquela do Covid, ele vai produzir anticorpos e não vai deixar que a particular consiga se ligar a nossa célula", resume.

Entenda cada fase dos testes para vacinas

Entenda cada fase dos testes para vacinas

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*