Carregando...

RS amplia vacinação da gripe para crianças de 5 a 9 anos e adultos a partir de 55 anos; veja locais em Porto Alegre

Vacinação contra a gripe em Porto Alegre — Foto: Cristine Rochol/PMPA

Vacinação contra a gripe em Porto Alegre — Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul anunciou, nesta quinta-feira (12), a ampliação dos grupos atendidos na campanha de vacinação contra a gripe. A partir desta sexta (13), os municípios poderão imunizar crianças de cinco a nove anos, além de adultos maiores de 55 anos.

Porto Alegre já começa a atender esses públicos em 124 unidades de saúde. Confira mais detalhes abaixo.

Ao todo, com a medida, 1,4 milhão de pessoas se tornam aptas à vacinação, sendo 695 mil crianças e 735 mil adultos de 55 a 59 anos.

Segundo o governo do estado, houve 272 internações e 41 óbitos em virtude do vírus Influenza este ano.

"Estes dois novos grupos concentram os maiores coeficientes de internações entre os não elegíveis para a campanha e necessitam de proteção", diz a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Até então, estavam aptos à vacinação contra a gripe crianças de seis meses a cinco anos, adultos com mais de 60 anos, grávidas, mães de recém-nascidos, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, entre outros.

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A vacina é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B da gripe. A campanha nacional de vacinação ocorre até 3 de junho.

Vacinação em Porto Alegre

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, crianças entre cinco e nove anos devem ter intervalo mínimo de 15 dias entre a dose da vacina contra gripe e a vacina contra Covid-19. Adultos não precisam respeitar este intervalo.

Os 124 postos de saúde funcionam em horários variados. Os endereços de cada um podem ser consultados no site da prefeitura.

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*