Carregando...

RS notifica mais oito mortes por Covid e registra 23,1 mil casos ativos da doença

Números de Covid no Brasil — Foto: Editoria de Arte/G1

Números de Covid no Brasil — Foto: Editoria de Arte/G1

O Rio Grande do Sul notificou, neste sábado (14), mais oito mortes por Covid-19 foram confirmadas no Rio Grande do Sul pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Assim, o estado chega a 39.383 vítimas da doença em mais de dois anos de pandemia.

Os óbitos incluídos nos registros oficiais ocorreram entre 8 e 12 de maio, com exceção de dois ocorridos em meses anteriores. São vítimas de 40 a 85 anos, nas cidades de Bom Princípio, Caxias do Sul, Igrejinha, Pelotas (três mortes), Porto Alegre e São Gabriel.

Com isso, a média móvel de mortes é de sete registros diários na última semana, 17% a mais na comparação com duas semanas atrás, o que representa tendência de alta. Veja o gráfico.

Média móvel de mortes no RS
Óbitos, em média, nos últimos sete dias
Fonte: SES-RS, g1 RS e consórcio de veículos de imprensa

Foram notificados mais 4.594 casos de Covid-19no estado, que soma 2.376.729 infecções conhecidas de coronavírus desde o começo da pandemia.

O número de pessoas com o vírus ativo no organismo e que estão em recuperação é de 23.104, pouco mais de 2 mil pessoas a mais do que no dia anterior. Dessa maneira, aumentou para quase 1% a proporção de casos ativos sobre o total de infecções.

Outras 2.314.110 pessoas são consideradas recuperadas (97,3%). Já a taxa de letalidade aparente, que é a proporção de mortes entre casos conhecidos, é de 1,7%.

A média diária de casos é de 3.319, configurando alta de 60%. Veja o gráfico abaixo.

Média móvel de casos no RS
Casos de coronavírus, em média, nos últimos sete dias
Fonte: SES-RS, G1 e consórcio de veículos de imprensa

Hospitalizações

A taxa de ocupação dos leitos de UTI no Rio Grande do Sul é de 69%, com 1.767 pacientes em 2.563 vagas. Contudo, do total de internados em terapia intensiva, 8% têm Covid (87 pessoas) ou a suspeita da doença (49 pessoas).

Há superlotação de vagas na rede pública da região de Cachoeira do Sul e na rede privada de Passo Fundo e região. Nas demais localidades do estado, os leitos de UTI operam com vagas disponíveis.

Já nos leitos clínicos, de acordo com a atualização mais recente, 305 pacientes têm confirmação e 115 estão com suspeita de Covid -- números maiores do que no dia anterior.

Vacinação

O vacinômetro registra 4.808.828 pessoas, ou seja, 41,9% da população com o esquema com três doses ou duas, para quem recebeu a primeira da Janssen.

Além disso, outras 184 mil doses adicionais foram aplicadas em pessoas com baixa imunidade e outras 178 mil, como quarta dose.

Apesar disso, 2,9 milhões de pessoas estão com o reforço em atraso, além de 746 mil que sequer completaram o esquema vacinal primário.

  • Nenhuma criança ou adolescente morreu por efeito da vacina, aponta Ministério da Saúde

Há, ainda, 9.102.986 pessoas(79,3%) com as duas doses das vacinas CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca ou a dose única da Janssen. Também estão neste contingente 33,1% das crianças vacinadas que receberam duas doses.

A primeira dose das vacinas CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca foi aplicada em 9.662.076 pessoas(84,2%). Entre elas, 574 mil crianças entre cinco e 11 anos, que correspondem a 59,5% deste público.

  • Mapa da vacinação:veja a situação em cada estado

O consórcio de veículos de imprensa utiliza dados atualizados do IBGE. Logo, os dados podem diferir levemente dos levantamentos oficiais das secretarias de Saúde.

Vacinação no RS
Percentual da população coberta pela vacina
Fonte: SES-RS e g1 RS

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*