Carregando...

Campanha de financiamento coletivo garante instalação de 28 caixas d'água em comunidade de Porto Alegre

Caixas d'água melhoraram abastecimento para os moradores da Ilha do Pavão — Foto: Associação Vitória/Divulgação

Caixas d'água melhoraram abastecimento para os moradores da Ilha do Pavão — Foto: Associação Vitória/Divulgação

Foi com a ajuda da população que moradores da Ilha do Pavão, na Zona Norte de Porto Alegre, conseguiram melhorar o abastecimento de água para a comunidade – precário há mais de dois anos. Uma campanha de financiamento coletivo para aquisição de caixas d’água lançada há um ano foi bem-sucedida e houve a instalação de 28 reservatórios em toda a ilha – com capacidade para 250 litros, 500 litros e mil litros. Quase mil pessoas são beneficiadas.

"A água vinha de madrugada, aos poucos, e logo ia embora. Já ficamos sete dias sem água. Nem para beber, para cozinhar ou higiene. Era difícil. Ainda está difícil, mas não dá para comparar", conta Sandra Ferreira, presidente da Associação Vitória, que reúne quem reside na ilha.

Houve a arrecadação de cerca de R$ 14 mil. O valor foi usado para compra das caixas d’água, materiais de construção e instalação. A campanha foi lançada pela Associação Vitória em parceria com Hackatown, Misturaí e Translab Urb, com a parceria do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS), a ONG Em Comum e os Engenheiros sem Fronteiras – Núcleo Porto Alegre.

Acesso à água permitiu projetos sociais

Famílias fazem fila para receber refeição na Associação Vitória, em Porto Alegre — Foto: Associação Vitória/Divulgação

Famílias fazem fila para receber refeição na Associação Vitória, em Porto Alegre — Foto: Associação Vitória/Divulgação

A Associação Vitória conseguiu tirar do papel ideias para projetos sociais por conta do acesso à água permitido pelas caixas d’água.

Um dos projetos foi o de uma horta comunitária, que abastece a cozinha da associação. Nessa cozinha, semanalmente, também são servidas refeições para as famílias que precisam.

Além disso, a associação também lançou um projeto que ensina moradores a costurar. São produzidos ecobags, aventais e panos de prato cujos valores arrecadados com a venda são revertidos em benefício da comunidade.

Quem quiser ajudar pode entrar em contato por meio do perfil da associação nas redes sociais.

Motivo da falta d’água e promessa não cumprida

Ilha do Pavão tem 860 moradores que sofrem com problema de abastecimento de água — Foto: Tiago Fisher

Ilha do Pavão tem 860 moradores que sofrem com problema de abastecimento de água — Foto: Tiago Fisher

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) explica que a região das ilhas tem problemas de abastecimento em função da ocupação populacional desordenada.

Há um ano, o Dmae disse ao g1 que planejava a construção de um reservatório de 25 mil litros de água, que, segundo a prefeitura, iria estabilizar o serviço em toda a Ilha do Pavão. Na época, o órgão negociava o uso de um terreno onde o reservatório seria instalado.

A promessa ainda não se cumpriu e, segundo o Dmae, a negociação permanece em andamento:

"A área onde será implantada o reservatório pertence ao Estado. Cedida para uma Escola Comunitária. O último encaminhamento foi para a Smed [Secretaria Municipal de Educação] se manifestar quanto à concordância com a instalação do reservatório. Também foi encaminhado ofício à associação responsável pela gestão da escola, sem resposta até o presente momento", disse a assessora do Dmae em nota.

Com a autorização, o Dmae pode encaminhar a compra do reservatório, com prazo estimado em quatro meses.

De acordo com a Smed, a autorização para o uso da área da escola conveniada para a instalação de um reservatório do Dmae está confirmada.

"O Dmae irá encaminhar compra do reservatório, com prazo de cerca de quatro meses. Para ajudar a melhorar o abastecimento da região das ilhas, o departamento está com projeto para substituição de 600 metros de redes, que atualmente são de aço e serão substituídas por polietileno de alta densidade (PEAD). A ação será executada a curto prazo", disse em nota.

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar