Carregando...

Eleições 2022: candidatos ao governo do RS fazem campanha nesta quinta

Os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul fizeram campanha eleitoral nesta quinta-feira (18). O RBS Notícias acompanha diariamente os candidatos nos compromissos de campanha. Serão três por dia.

  • Veja quem são os candidatos ao governo do RS

Pelo critério definido para a cobertura, de acordo com a pontuação na última pesquisa encomendada pelo Grupo RBS, nesta quinta foram acompanhados Edegar Pretto (PT), Luis Carlos Heinze (PP) e Rejane de Oliveira (PSTU).

Durante os compromissos, os candidatos responderam uma pergunta da RBS: Quais são seus planos, no curto e no médio prazo, para gestão da saúde?

Veja as respostas, em ordem alfabética, do nome na urna.

Edegar Pretto (PT)

Edegar Pretto (PT) — Foto: Reprodução/RBS TV

Edegar Pretto (PT) — Foto: Reprodução/RBS TV

O candidato do Partido dos Trabalhadores visitou uma cozinha solidária no bairro Azenha, que oferece refeições de graça para trabalhadores e pessoas em situação de rua. Caso seja eleito, Pretto pretende buscar dinheiro junto ao Governo Federal para reduzir as filas de espera por atendimento de saúde.

"Não tem milagre, para terminar com as filas intermináveis no atendimento a saúde, precisa mais dinheiro, e eu tenho esse compromisso. O presidente Lula está comprometido com o fortalecimento do SUS, e eu aqui no Rio Grande farei a mesma coisa, um amplo diálogo com a sociedade, com os hospitais, profissionais de saúde, com os municípios. nós vamos identificar em cada região quais são as necessidades de estrutura e, principalmente, de atendimento de urgências e emergências para a gente diminuir a distância e as pessoas poderem ser atendidas nas suas regiões", diz.

Luis Carlos Heinze (PP)

Luis Carlos Heinze (PP) — Foto: Reprodução/RBS TV

Luis Carlos Heinze (PP) — Foto: Reprodução/RBS TV

O candidato do PP se reuniu com prefeitos do partido de diversas regiões em um hotel, no Centro de Porto Alegre, para discutir as diretrizes da campanha no interior do estado. Para melhorar o atendimento na área da saúde, se eleito, Heinze pretende apostar na telemedicina.

"Vamos apresentar um grande projeto, que é o caso da telemedicina. Importante a telemedicina para facilitar a todas as localidades do interior que hoje têm um médico clínico geral, mas que pode em certas especialidades estar ligado na telemedicina. Estamos fazendo um programa de como se pode implementar a telemedicina à saúde do Rio Grande do Sul. Isso é importante e já tem gente nos ajudando, de como é que eu planejo um sistema de usar hoje a telemedicina e também usarmos essas redes muito importantes de acompanhamento do prontuário eletrônico, que é uma coisa que nós vamos implementar na nossa administração", fala.

Rejane de Oliveira (PSTU)

Rejane de Oliveira (PSTU) — Foto: Reprodução/RBS TV

Rejane de Oliveira (PSTU) — Foto: Reprodução/RBS TV

A candidata do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado cumpriu agenda de entrevistas na sede da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), no Centro de Porto Alegre. Questionada sobre o tema da saúde, Rejane disse que vai combater as privatizações e estatizar os serviços de saúde.

"Nós vamos fazer um grande investimento na saúde, queremos o SUS público e estatal. Entendemos que nesse período de pandemia foi mostrada a importância do SUS, queremos acabar com as terceirizações, que significa para nós a flexibilização dos direitos desses trabalhadores, mas também queremos incorporá-los ao serviço público com todos os direitos que os servidores têm", comenta.

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

50 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar