Carregando...

São José dos Ausentes tem queda de chuva congelada; veja vídeo e entenda diferença para a neve

Morador registra chuva congelada no RS

Morador registra chuva congelada no RS

Quem espera neve na Serra do Rio Grande do Sul já teve uma primeira impressão do frio previsto para esta quinta-feira (18) na região. Por volta das 16h, houve queda de chuva congelada em São José dos Ausentes, município de 3,5 mil habitantes a 290 km de Porto Alegre. Veja o vídeo acima.

Segundo a meteorologista Fabiene Casamento, da Climatempo, o vídeo mostra as gotas "quicando" sobre o braço da pessoa, o que indica ser chuva congelada.

"Se fosse neve, ia cair lentamente", explica.

A estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) em São José dos Ausentes registrou temperatura de 2,1°C às 16h, com sensação térmica de -17,6°C.

Gotas de chuva congelada no braço de pessoa em São José dos Ausentes — Foto: Tales Pazini/Divulgação

Gotas de chuva congelada no braço de pessoa em São José dos Ausentes — Foto: Tales Pazini/Divulgação

A chuva congelada é uma das chamadas precipitações invernais. Ela ocorre quando a neve que cai de uma nuvem passa por uma camada de ar mais quente, derrete e vira chuva. Contudo, antes de chegar no solo, a gota congela.

A neve chega ao solo sem derreter. Já a chuva congelante derrete após cair da nuvem e só congela quando toca o solo. Veja o infográfico abaixo.

Precipitações de inverno — Foto: Arte/g1

Precipitações de inverno — Foto: Arte/g1

Chance de neve

Segundo a Climatempo, parte da Serra tem chances moderadas a altas de neve entre esta quinta e sexta-feira (19). O fenômeno é mais provável em cidades como Bom Jesus, Vacaria, São José dos Ausentes e Cambará do Sul.

Outras cidades da Serra, como Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Canela, São Francisco de Paula e Gramado também tem chance de neve, só que de moderada a baixa. Também há probabilidade do fenômeno na Região Norte do estado, em cidades como Erechim e Passo Fundo.

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

50 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar