Carregando...

Prefeitura de Ji-Paraná, RO, suspende aplicação das provas do Enem

Escola em Ji-Paraná, RO — Foto: Divulgação

Escola em Ji-Paraná, RO — Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ji-Paraná, segunda maior cidade de Rondônia, publicou um Decreto Municipal que suspende a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previstas para os dois próximos domingos, 17 e 24 de janeiro. O documento é assinado pelo prefeito Isaú Fonseca (MDB).

[ATUALIZAÇÃO: Após a publicação desta reportagem, o prefeito Isaú Fonseca revogou o primeiro decreto e autorizou a aplicação do Enem nos dias 17 e 24 de janeiro em Ji-Paraná. A notícia foi atualizada às 16h48]

Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada levando em conta a decisão judicial em trâmite na Justiça Federal em Porto Velho, que diz que "os municípios têm autonomia para decidir sobre a aplicação das provas, conforme a realidade local."

A prefeitura de Ji-Paraná explicou em nota que, "a aplicação das provas do Enem ficará suspensa até quando a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), órgão técnico do Governo de Rondônia, confirmar as condições sanitárias favoráveis para a realização do exame". Veja o decreto:

Decreto Municipal que suspende a aplicação do Enem em Ji-Paraná, RO — Foto: Divulgação/Prefeitura de Ji-Paraná

Decreto Municipal que suspende a aplicação do Enem em Ji-Paraná, RO — Foto: Divulgação/Prefeitura de Ji-Paraná

Pandemia em Ji-Paraná

Nos últimos dias, os casos positivados de Covid-19 têm crescido exponencialmente, causando superlotação nos hospitais e nos leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI).

Nas últimas 24h, o município registrou 28 novos casos e 1 óbito. Ji-Paraná soma 5.391 casos confirmados e 129 óbitos desde o início da pandemia.

O prefeito da cidade, Isaú Fonseca (MDB), explicou em nota oficial que a decisão da suspensão da prova também e "para resguardar a saúde dos alunos e de seus familiares, e também seguindo o decreto do Estado, tivemos que tomar essa difícil decisão."

  • 'Toque de recolher' e retorno para fases restritivas começam a valer no domingo em 29 cidades de Rondônia
  • Sem conseguir comprar cilindros de oxigênio, HCR para de receber novos pacientes em Ji-Paraná, RO
  • Prefeito chama médicos de 'covardes' após equipe pedir demissão de hospital em Ji-Paraná, RO

O novo decreto do Estado de Rondônia, vigente entre 17 e 26 de janeiro, também estabelece a restrição da circulação de pessoas em espaços e vias públicas, entre às 20h e 6h, em todos os municípios enquadrados nas Fases I e II do Plano Todos por Rondônia.

Novas datas

O presidente do Inep, organizador da prova, disse ao G1 que não pode assegurar que haverá reaplicação do examenas cidades que suspenderem a realização da prova. "Não é que a gente não vai fazer, o que eu não posso é garantir", afirmou Alexandre Lopes. "O Enem é um processo muito complexo, que demora muito tempo para ser executado."

Veja mais vídeos do G1 Rondônia

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar