Carregando...

Black Friday em Roraima deve movimentar R$ 7,8 milhões em vendas, estima Fecomércio

Loja com anúncios da Black Friday — Foto: Luciano Tolentino/EPTV

Loja com anúncios da Black Friday — Foto: Luciano Tolentino/EPTV

As vendas da Black Friday de 2021 devem movimentar R$ 7,8 milhões em Roraima. A estimativa é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio).

A Black Friday é um dia de descontos organizado pelo varejo. A data foi criada nos Estados Unidos e "importada" por outros países, como o Brasil. Este ano, o dias de promoções ocorre nesta sexta-feira (26).

Segundo o assessor econômico da Fecomércio em Roraima, Fábio Martinez, "as vendas da Black Friday este ano devem registrar um crescimento de aproximadamente 4% em comparação com o ano passado, mas ainda será a menor variação nominal registrada desde 2016".

Martinez explique que, com a alta do dólar e de componentes eletroeletrônicos, houve o encarecimento de produtos, e, com isso, crescimento mais tímido nas vendas este ano.

"Apesar disso, a cada ano mais lojas em Roraima vem aderindo a essa data, e com o aumento das interações on-line dos lojistas roraimenses, espera-se o crescimento mais robusto para os próximos anos", afirmou.

Móveis e eletrodomésticos devem ser destaques

A adesão dos diversos segmentos do varejo à Black Friday vem se dando de forma gradual desde a sua incorporação definitiva no calendário de datas-âncora do setor, afirma a Fecomércio.

Em 2010, apenas os segmentos de móveis e eletrodomésticos, livrarias e papelarias e as lojas de utilidades domésticas e eletroeletrônicos estavam envolvidos com o evento. Em 2011, a data contou com a entrada do ramo de farmácias, perfumarias e lojas de cosméticos. Em 2012, foi a vez de hipermercados e lojas de informática e comunicação. Finalmente, o ramo de vestuário e acessórios embarcou de forma definitiva a partir da edição de 2017.

Produtos com maior potencial de desconto

De acordo com o levantamento da Fecomércio, pela ordem, os produtos com as maiores chances de descontos efetivos e respectivas variações de preços nos últimos 40 dias são: headsets, com queda de preço de 13,0%; perfume feminino (-10,4%); creme hidratante (-7,2%), protetor solar e bronzeador (-4,2%); e caixas de som bluetooth (-3,4%). Por outro lado, dado o reajuste recente de preços, as chances de descontos efetivos em consoles de videogames e jogos eletrônicos são reduzidas.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*