Carregando...

Candidatos ao governo de Roraima em 2022: veja lista

Palácio do Governo de Roraima — Foto: Inaê Brandão/g1 RR/Arquivo

Palácio do Governo de Roraima — Foto: Inaê Brandão/g1 RR/Arquivo

Com o início das convenções no último dia 20 de agosto, os partidos começaram a confirmar os nomes de seus candidatos ao governo de Roraima.

Os partidos têm até o dia 5 de agosto para realizar as convenções, deliberar sobre a formação de coligações e escolher os candidatos que vão. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.

  • Eleições 2022: veja o calendário

Dentre os candidatos oficializados estão o atual governador Antonio Denarium (PP) que pretende disputar a reeleição, além de Fábio Almeida (PSOL), Juraci Escurinho (PDT), Rudson Leite (PV) e a ex-prefeita de Boa VistaTeresa Surita (MDB).

Confira a lista de quem, até esta terça-feira (2), é candidato ao cargo (em ordem alfabética):

Antonio Denarium (PP)

Antonio Denarium é oficializado pelo Progressistas como candidato ao governo — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR

Antonio Denarium é oficializado pelo Progressistas como candidato ao governo — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR

O atual governador de Roraima, Antonio Denarium, de 58 anos, é candidato à reeleição pelo Progressistas (PP). Ele disputou a eleição pela primeira vez em 2018, quando venceu com 53,34% dos votos válidos.

Denarium nasceu em 1964 em Anápolis, no estado de Goiás. Filho de Valdivina e Olivério Almeida, é casado com Simone Denarium há 15 anos e tem três filhos. O mandato como governador foi o primeiro cargo público exercido por ele. Antes, era empresário do ramo de agronegócio - principalmente do mercado de soja, além de ser dono de plantios de milho, criação de bovinos, e também atuava no setor imobiliário.

A candidatura foi oficializada no último dia 26 de julho, em uma convenção realizada no Parque Anauá, em Boa Vista.

Fábio Almeida (PSOL)

Fábio Almeida é oficializado como candidato ao governo pelo PSOL — Foto: Yara Ramalho/g1 RR

Fábio Almeida é oficializado como candidato ao governo pelo PSOL — Foto: Yara Ramalho/g1 RR

Fábio Almeida, de 47 anos, professor de história e jornalista que atua com comunicação popular, é candidato ao cargo de governador pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Esta é a segunda vez que Fábio concorre ao cargo, a primeira foi em 2018.

Natural de João Pessoa, na Paraíba, ele nasceu em 1975. Fábio é casado e pai de três filhos. Em 2005, ele atuou como secretário de Saúde do Município do Cantá, presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Roraima e diretor do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde. Também já foi coordenador de Saúde Rural na Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista em 2007 e Superintendente da Funasa entre os anos de 2014 e 2015.

O anúncio da candidatura foi feito no último dia 26 de julho, em convenção realizada no Espaço Paricá, em Boa Vista.

Juraci Escurinho (PDT)

Empresário Juraci Escurinho, de 49 anos — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR

Empresário Juraci Escurinho, de 49 anos — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR

O empresário Juraci Escurinho, de 49 anos, é candidato ao governo pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Esta é a primeira vez que ele concorre ao cargo.

Juraci Francisco dos Santos, também conhecido como "Juraci Escurinho", é empresário do ramo de terraplanagem. Já foi vereador no município de Caroebe, no Sul de Roraima, e disputa pela primeira vez o cargo de governador do estado. Ele é casado, tem duas filhas e um neto.

O lançamento da candidatura ocorreu em convenção da legenda no Clube da Mangueira, bairro Cambará, zona Oeste de Boa Vista.

Rudson Leite (PV)

Rudson Leite é candidato ao governo pelo PV — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Rudson Leite é candidato ao governo pelo PV — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

O político Rudson Leite foi confirmado como candidato ao governo de Roraima pelo Partido Verde (PV). Ele disputa o cargo pela primeira vez.

Rudson Leite é formado em administração pela Faculdade Roraimense de Ensino Superior (Fares). Natural de Boa Vista, ele é casado com Lely Leite e tem dois filhos. Ele já ocupou o cargo de senador da república por quatro meses, quando em 2018 assumiu o cargo de Telmário Mota (Pros), de quem ele é suplente. Também já disputou as eleições de 1994 e 1998 para deputado estadual. Em 2006, ele concorreu ao cargo de deputado federal e em 2012 foi candidato a vice-prefeito.

A candidatura foi oficializada no último dia 29 de julho, em uma convenção realizada no Espaço Evento, em Boa Vista.

Teresa Surita (MDB)

Teresa Surita em convenção do MDB — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Teresa Surita em convenção do MDB — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita é a candidata ao governo pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Esta vai ser a segunda vez que disputa o cargo de governadora do estado desde 1998, quando foi derrotada por Neudo Campos.

Teresa também já foi deputada federal por Roraima por duas vezes (1990 e 2010). Ela tem como braço direito o ex-senador Romero Jucá, presidente do MDB em Roraima, e com quem ela já foi casada. A pré-candidata foi quem indicou e ajudou a eleger o atual prefeito da capital roraimense, Arthur Henrique (MDB). Além da vida política, é formada em Turismo. Atualmente, ela é casada com o empresário Marcelo Guimarães e tem duas filhas.

O ato de oficialização ocorreu em convenção do partido, realizada no último dia 30 de julho, no Estúdio 55, um espaço no bairro São Vicente, zona Sul de Boa Vista.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*