

Centro cirúrgico de SC está sem ar-condicionado há uma semana
Centro cirúrgico do Hospital Celso Ramos está sem ar-condicionado há uma semana
Um problema climatização em quatro salas do Centro Cirúrgico do Hospital Governador Celso Ramos, que fica no Centro de Florianópolis, provocou o cancelamento de cirurgias. De acordo com os funcionários da unidade de saúde, a situação completa uma semana.
É o segundo hospital no estado que registra falhas no sistema de ar-condicionado e causa impacto no atendimento de pacientes. No Norte catarinense, desde terça-feira (2), os prejudicados são os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. (Veja abaixo detalhes)
As salas sem janelas e as altas temperaturas registradas na capital catarinense agravam a situação e os trabalhos dos profissionais no hospital. Entre os procedimentos comprometidos estão cirurgias gerais, urológicas e ortopédicas. O número de pacientes prejudicados não foi divulgado.
Segundo o sindicato que representa a categoria, as reclamações envolvendo a falta de consertos dos equipamentos são recorrente na unidade de saúde.
A direção da unidade informou que acionou a empresa para reparo do equipamento. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) avalia o aluguel emergencial de um compressor enquanto o reparo é concluído.
Joinville


Sistema de climatização do Hospital Regional de Joinville não funciona há três dias
Sistema de climatização do Hospital Regional de Joinville não funciona há três dias
No Norte catarinense, o ar-condicionado também parou de funcionarna terça-feira (2) e parentes relatam que os pacientes estão no local com as janelas fechadas.
Na quinta (4), a temperatura chegou a 39°C na cidade e agravou a situação. A dona de casa Enedina Poloni visitou por meia hora o pai que está na UTI e disse que passou calor.
"Você se sente entrando num forno porque está muito quente lá dentro. As pessoas que estão lá dentro estão sofrendo muito. A gente que entra... o corredor é mais fresco do que lá dentro da sala porque tem janelas abertas no corredor. Lá, por ser uma área de UTI, não pode ser aberto. Então fica tudo fechado, é muito quente", disse.
A atendente Fabiane Rosa Albino foi visitar o pai e ficou indignada com a situação. "Tu imaginas ele ficar deitado naquela cama sem poder se mexer, suando. É horrível, gente, é muito desumano mesmo".
A SES informou nesta sexta que o processo para contratação emergencial de uma empresa para conserto do aparelho de ar-condicionado central foi finalizado. A previsão é de que o sistema volte a funcionar ainda nesta sexta.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/Q/M/VvBzF4Rr6cBE2nSC7RGQ/50275241701-313b957063-o.jpg)
Hospital Regional Hans Dieter Schimidt é um dos maiores da região Norte de SC — Foto: Secom SC/Divulgação
VÍDEOS: mais assistidos do G1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado no G1 SC