Carregando...

Florianópolis tem projeto de túnel para ligar Lagoa da Conceição ao Itacorubi

Pacote de obras em Florianópolis prevê túnel para conectar dois bairros

Pacote de obras em Florianópolis prevê túnel para conectar dois bairros

Um túnel está sendo projetado para ligar a Lagoa da Conceição ao bairro do Itacorubi, em Florianópolis. A iniciativa faz parte de um pacote de obras da prefeitura, que deve ser anunciado nas próximas semanas.

A expectativa da prefeitura é que até a metade de setembro a licitação de contratação do projeto seja lançada.

LEIA TAMBÉM:

  • Prefeitura planeja alargamento de faixa de areia em três praias de Florianópolis
  • Vídeo mostra última das casas 'engolidas' pelo avanço das dunas

A obra

O início do túnel está previsto para ser construído na Rua Salvatina Feliciana do Santos, ao lado da SC-404, no bairro Itacorubi.

A estrutura deve contar com mais de um quilômetro de extensão, com duas faixas em sentido único, Lagoa-Itacorubi. O Morro da Lagoa ficará apenas com o sentido contrário, também em duas faixas.

Região no Itacorubi em que deve começar túnel com ligação até Lagoa da Conceição, em Florianópolis — Foto: Reprodução/NSC TV

Região no Itacorubi em que deve começar túnel com ligação até Lagoa da Conceição, em Florianópolis — Foto: Reprodução/NSC TV

O túnel deve sair da Rua Salvatina Feliciana do Santos e ir até a Rua João Pachêco da Costa, que é o acesso para a região do Canto dos Araçás, na Lagoa.

Planejamento e verba

O projeto faz parte de um pacotão de obras da prefeitura, e todas as etapas da construção devem custar em torno de R$ 150 milhões.

A verba vai sair de um valor financiado pelo Banco do Brasil. Este financiamento está em análise na Câmara dos Vereadores.

O secretário de Infraestrutura, Valter Gallina, disse que os estudos ambientais devem analisar a situação de cursos d'água, pedras e rochas na região.

O prazo estimado para finalizar os projetos e os licenciamentos ambientais é até março de 2022. A partir do início dos trabalhos, a expectativa é que o novo túnel fique pronto em até dois anos.

Dados do município apontam que, no verão, o trânsito pelo Morro da Lagoa tem média de 58 mil veículos por dia. Fora da alta temporada, esse número é de 43 mil.

A ideia da secretaria é que o túnel venha para resolver o problema de mobilidade na região. A prefeitura deve fazer nas próximas semanas o anúncio oficial do pacotão de obras.

Além do túnel, também estão previstos no pacote outras obras e elevados na capital.

VÍDEOS: mais assistidos do G1 SC nos últimos 7 dias

200 vídeos

Veja mais notícias do estado no G1 SC


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*