Carregando...

Festival Internacional de Cinema de Florianópolis exibe 50 filmes gratuitamente

Festival de cinema vai ocorrer de maneira totalmente online e gratuita — Foto: FAM/Reprodução

Festival de cinema vai ocorrer de maneira totalmente online e gratuita — Foto: FAM/Reprodução

A 25ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) começa nesta quinta-feira (23). O evento deste ano será totalmente online e vai até 29 de setembro com 50 filmes com exibições gratuitas.

A partir das 18h, as sessões começam a ficar disponíveis em uma plataforma que pode ser acessada pelo computador, tablet, SmartTV ou celular. Confira o passo a passo para assistir.

A programação completa com os horários pode ser vista no site.

Os filmes ficam disponíveis por 24 horas e possuem limite de 300 acessos em sala de cinema virtual. O público pode votar ao fim de cada um, assim escolhendo as produções que levam o troféu Panvision "Júri Popular".

Cartaz do filme 'Matar a Pinochet', que será exibido no 25º FAM — Foto: FAM/Divulgação

Cartaz do filme 'Matar a Pinochet', que será exibido no 25º FAM — Foto: FAM/Divulgação

Curtas

Este ano, os cinco filmes que serão exibidos de maneira online e gratuita na Mostra Curtas Catarinense são inéditos.

A mostra tem início na sexta (24) com a animação "A árvore de alfajor". O filme foi produzido em Palhoça, na Grande Florianópolis, e tem a direção de Marcela Soares. O curta conta a história de uma moça que, após acordar em um lugar desconhecido, decide entrar em uma trilha úmida de uma floresta de sequoias gigantes. A obra foi desenvolvida com técnicas de animação 2D e 3D.

No sábado (25), é a vez do curta produzido no Oeste do estado. "Les petits rats", dirigido por Bruna Boita Meoti, foi gravado nas cidades de Pinhalzinho e Chapecó, e conta a história das bailarinas representadas pelo pintor Edgar Degas. A produção parte de diversos questionamentos sobre a vida das bailarinas e apresenta ao espectador um momento de reflexão sobre o que elas enfrentavam na época.

O selecionado de domingo (26) é o "Entrando no País das Maravilhas'', que também faz sua estreia no FAM 2021. O curta foi produzido em Florianópolis e tem a direção de François Muleka. A produção oportuniza um olhar mais poético para a trajetória da canção homônima.

Produzido também em Palhoça, o curta "Espelho, espelho meu'' estreia na segunda-feira (27). O documentário dirigido por Laura Bassani traz à tona a discussão dos padrões de beleza da geração atual. O curta debate as consequências desta realidade e como ela impacta especialmente as mulheres.

Encerrando a Mostra Catarinense, na terça-feira (28) será a vez do filme experimental "eth_OS", uma produção que tem a direção de Victor Galles. O filme mostra um mundo instigante de conhecimento e possibilidades oferecido pelo sistema eth_OS. Esse sistema, além de idealizar uma vida mais autônoma, também abre brechas para problemas mais sérios, que às vezes não estão ao alcance de uma máquina.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 SC nos últimos dias

200 vídeos

Veja mais notícias do estado no G1 SC


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*