/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/N/D/vkSwLYR56vPJUNi6KcLQ/whatsapp-image-2022-05-14-at-13.28.55.jpeg)
Estudantes autistas participam da 16ª Mostra Brasileira de Foguetes de Garrafa Pet — Foto: Arquivo Pessoal
Alunos de escolas públicas participaram na manhã deste sábado (14) da competição da 16ª Mostra Brasileira de Foguetes de Garrafa Pet em Santarém, oeste do Pará. A competição teve como objetivo fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências relacionadas.
- Compartilhe esta notícia no WhatsApp
- Compartilhe esta notícia no Telegram
Na 16ª da Mostra de Foguetes de Garrafa Pet, uma equipe formada por dois estudantes autistas e um com paralisia cerebral também participaram do evento.
Além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, o evento mobilizou professores, coordenadores pedagógicos, diretores e pais para incentivarem a inclusão na competição.
Foguete de Garrafa Pet
A competição consiste no lançamento dos objetos impulsionados por reações químicas. A distância percorrida pelo foguete produzido pelos estudantes é de aproximadamente 155,1 metros. Para competir, é necessário adequações ao regulamento da competição.
Os protótipos são feitos de garrafas PET com o formato cilíndrico. As aletas dos objetos também foram construídas de material plástico. E não é usado material metálico na produção do objeto.
Devidamente lançados, os resultados são computados e os alunos que lançaram seus foguetes a mais de 100 metros de distância ganham certificado e medalha.