Carregando...

Mais de 3 mil animais são vacinados contra a raiva na região do Lago Grande, em Santarém

Cão recebe vacina antirrábica (Imagem Meramente Ilustrativa) — Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Cão recebe vacina antirrábica (Imagem Meramente Ilustrativa) — Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Cerca de 3.728 animais, entre cães e gatos, foram vacinados contra a raiva na região do Lago Grande em Santarém, oeste do Pará. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (23) pela prefeitura.

  • Compartilhe esta notícia no WhatsApp
  • Compartilhe esta notícia no Telegram

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (NTVS) realizaram 13 dias de ação da Campanha de Vacinação Antirrábica na região.

De acordo com o coordenador do NTVS, Marcelino Xavier, a vacinação antirrábica animal é a principal maneira de prevenir a doença nos seres humanos.

“A vacina antirrábica é a ferramenta mais eficaz e importante para combater a raiva. Essa doença que não tem cura e, além de acometer cães e gatos, é transmissível para seres humanos. Essa ação foi extremamente importante, pois lá no Lago Grande tem várias comunidades e não temos uma base no local. E para que essa região ribeirinha não fique desassistida, realizamos essa ação”, destacou.

A raiva é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de pets. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a única forma de prevenção.

VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e região

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*