/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/u/i/zOoB5aSMWY2FxnRxSQtw/whatsapp-image-2022-09-08-at-18.28.29.jpeg)
Arquitetura das edificações do Mercado Municipal de Óbidos — Foto: Ascom/PMO
O Mercado Municipal de Óbidos, oeste do Pará, um dos pontos turísticos mais tradicionais, vai passar por reforma. A ordem de serviço para autorização das obras já foi assinada, nesta quinta-feira (8), pelo prefeito Jaime Silva (MDB).
- Compartilhe esta notícia no WhatsApp
- Compartilhe esta notícia no Telegram
De acordo com o município, R$ 1.397.730,60 milhões devem ser investidos na execução da reforma. O recurso é proveniente de um convênio de Cooperação Técnica celebrada entre a prefeitura e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano no dia 9 de julho deste ano.
O tempo para a execução dos trabalhos é de 180 dias. A empresa responsável pelas obras é a ESR Engenharia que venceu o processo licitatório.
Com a obra, o anexo do prédio principal contará com restauração da pintura, estrutura, fiação elétrica e hidráulica do mercado.
O espaço também vai atender diversas demandas como visitação turística com a criação de ambientes para exposição de artesanatos, área gastronômica, entre outros, com estrutura adequada para as necessidades atuais da população.
Segundo o prefeito, o mercado é muito mais que um patrimônio histórico porque sempre foi um espaço importante para a população obidense no passado e no presente.
"O Mercado representa a identidade do povo de Óbidos porque faz parte da história da população. Recuperar esse patrimônio é representar gerações e, é mais um passo para cumprir o compromisso que assumimos para com o município", enfatizou o prefeito Jaime.
O Mercado
Segundo os registros históricos do Museu Integrado de Óbidos, o antigo Mercado Municipal, também era conhecido como Mercado da Carne, localizada antigamente na rua Dr. Figueroa, atual Siqueira Campos.
O prédio era de madeira de lei e foi construído pelo coronel Joaquim Rodrigues Bentes, em 1891, quando foi eleito o primeiro Prefeito de Óbidos.
Em 1925, o prédio já não atendia às necessidades da população por conta da deterioração que sofreu com o tempo. No mesmo ano foi demolido para a construção de um novo espaço, mas dessa vez em alvenaria e no mesmo local.
A atual estrutura do Mercado Municipal foi inaugurada em 8 de dezembro de 1926.