

Homem se agarra a placa para não ser levado pela ventania
Registro foi feito na Praia da Enseada, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Ventos na cidade chegaram a 91km/h.
Um homem foi flagrado se agarrando a uma placa de rua para não ser levado pela forte ventania, em frente a praia da Enseada, em Guarujá, no litoral de São Paulo, na noite de quinta-feira (5). De acordo com a Defesa Civil de Guarujá, as rajadas de vento chegaram a 91 km/h. Imagens obtidas pelo G1 mostram moradores assustados e o vendaval levando a areia da praia para a orla.
A frente fria, prevista para os próximos dias, chegou a Baixada Santista na noite de quinta-feira e trouxe forte ventania e chuva para a região. A previsão é de que os ventos chegassem até 80 km/h, no entanto, foram registradas rajadas de até 91 km/h.
Rapaz foi flagrado segurando em placa na Avenida Miguel Estefino — Foto: Reprodução
Um vídeo enviado ao G1 pelo jornalista Thiago Rodrigues, mostra o mau tempo na praia da Enseada. Nas imagens, é possível ver a areia sendo levada da praia para a orla, além de trovões. O video também mostra um homem agarrado em uma placa de sinalização cidade para não ser arrastado pela ventania. O registro foi feito na Avenida Miguel Stéfano.
Outro registro, também enviado pelo jornalista, flagra uma explosão em uma fiação elétrica na orla da praia de Pitangueiras, devido às rajadas de vento. Assim que ocorre a explosão, as luzes dos postes se apagam, mas logo voltam a funcionar. A cena foi vista por diversas pessoas que passavam pela orla naquele no momento.


Explosão em rede elétrica é registrada em Guarujá
Caso ocorreu na noite de quinta-feira, na Praia de Pitangueiras.
Segundo a Defesa Civil de Guarujá, o índice pluviométrico nas últimas 24 horas foi de 44, 24 milímetros na praia de Pitangueiras e 26,4 na da Enseada. A ventania causou a queda de quatro árvores, além do rompimento de cabos de energia em alguns pontos da região central, Morrinhos e Enseada, ocasionando a falta de energia e o desligamento de alguns semáforos.
O viaduto Floriberto Mariano precisou ser interditado devido a queda de uma fiação elétrica, mas o trânsito no local já foi liberado. As equipes da Defesa Civil e da Diretoria de Trânsito encontram-se em campo atendendo as ocorrências.
Alguns bairros ficaram sem energia, como Balneário Cidade Atlântica, Jardim Vitória, Jardim Três Marias e Jardim Helena Maria. Em nota, a Elektro informou que trabalha para restabelecer o fornecimento de energia nesses locais.
Outras cidades
A Defesa Civil de Santos informou que, por volta das 22h20, os ventos atingiram a velocidade de 77 km/h na Ponta da Praia. O acumulado pluviométrico das últimas 72h foi de 39,2 milímetros. Devido ao mau tempo, os morros estão em observação. Durante a madrugada, foi registrada uma queda de árvore, na Ponta da Praia, e não houve vítima.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/T/r/o7M9YGS461V68ER3ggnA/arvore-caida.jpg)
Árvore caiu após o vendaval que atingiu Santos na noite madrugada desta sexta-feira (5) — Foto: Thiago D'Almeida/A Tribuna Jornal
A Defesa Civil de Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e Praia Grande não registraram ocorrências.
Até a última atualização dessa reportagem, Bertioga, São Vicente e Cubatão não informaram sobre ocorrências nas cidades.