
Festa de debutante ignora medidas de restrições durante a pandemia
Uma festa de debutante foi realizada por um buffet em Santos, no litoral de São Paulo, sem o cumprimento de diversas medidas de prevenção à Covid-19. Além de aglomeração no salão, os convidados não usavam máscaras de proteção facial. A Prefeitura de Santos afirma que vai averiguar os fatos e as eventuais irregularidades passíveis de sanções e multas.
O evento aconteceu, neste sábado (5), no buffet localizado na Avenida Bernardino de Campos, no Gonzaga. O evento foi feito para comemorar o aniversário de 15 anos de uma adolescente moradora da cidade e reuniu centenas de pessoas, entre jovens, adultos e funcionários que trabalhavam no evento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/Q/8/bytoD9QaG4K68rGCq10Q/foto1.jpeg)
Evento contou com participantes aglomerados e sem máscara — Foto: Reprodução
Nas imagens obtidas pelo G1, compartilhadas por participantes da festa nas redes sociais, é possível ver os convidados aglomerados na pista de dança, sem máscaras de proteção facial, sendo que o uso do item é obrigatório na cidade, mesmo durante eventos.
O buffet, segundo o site oficial da empresa, conta com uma área para eventos de aproximadamente 420 m². A empresa não divulga qual é a capacidade total de lotação de convidados para as festas.
O G1 entrou em contato por telefone com a empresa, mas ninguém atendeu ou retornou até a última atualização desta reportagem.
Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Santos informa que, desde o início da pandemia, equipes da Secretaria de Finança (Sefin) fiscalizam o cumprimento das regras sanitárias vigentes nas atividades comerciais com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM) em forças-tarefas.
A fiscalização também atende denúncias de irregularidades por meio do telefone da GCM (153). Neste final de semana, a corporação não recebeu qualquer chamado para o referido local. No entanto, a Sefin vai averiguar os fatos narrados pela reportagem e as eventuais irregularidades passíveis de sanções e multas.
Segundo a prefeitura, esse tipo de estabelecimento pode funcionar com 30% da capacidade do previsto no AVCB, de acordo com as regras sanitárias vigentes, e deve ser desocupado até às 23h. Caso a população constate irregularidades, pode denunciá-las pelo 153, que funciona 24h/dia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/3/c/z5tRVKSIa3a9TB7MjuDQ/foto2-2-.jpeg)
Evento contou com aglomeração dos convidados — Foto: Reprodução