Carregando...

Santa Casa, Apae e asilo pedem doações após estragos da chuva em Pirassununga; veja como doar

Cinco dias após o temporal que atingiu Pirassununga (SP), a Santa Casa, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o Lar dos Idosos Nossa Senhora de Fátima pedem ajuda com doações para que consigam se reconstruir e atender moradores e pacientes.

Alimentos, colchões e fraldas estão entre os itens necessários. O Fundo de Solidariedade também precisa de doações. (veja abaixo como ajudar cada instituição).

Santa Casa

O atendimento ainda não foi normalizado na Santa Casa, único hospital da cidade. A máquina que faz tomografia vai precisar de reparos.

“Sem essa infraestrutura de laboratório e de imagem, fica muito difícil dar suporte para pacientes mais graves e o Samu regional está desviando esses casos para outros hospitais”, disse o membro do conselho gestor da santa casa, Jurandyr Teixeira Neves.

Na UTI, dos 10 leitos 2 seguem inoperantes também por causa de goteiras. Uma sala de parto só vai voltar a funcionar depois que parar de pingar água.

O centro cirúrgico também inundou. São cinco leitos e dois ainda estão com atendimento suspenso. Um laudo feito por especialista na área de segurança do trabalho fez um levantamento completo dos danos, vários no telhado.

“Principalmente no telhamento, escoamento de água, fora maternidade, UTI e centro cirúrgico, o laboratório ficou inoperante”, explicou Neves.

Para fazer doações para a Santa Casa de Pirassununga é necessário ligar para o telefone (19) 3565-8100.

Lar de idosos

O Lar dos Idosos Nossa Senhora de Fátima teve danos no telhado em Pirassununga — Foto: Reprodução/EPTV

O Lar dos Idosos Nossa Senhora de Fátima teve danos no telhado em Pirassununga — Foto: Reprodução/EPTV

O Lar dos Idosos Nossa Senhora de Fátima abriga 40 idosos teve quartos da ala feminina inundados.

As idosas estão, por enquanto, em um quarto coletivo. “Tem duas idosas que tem Alzheimer, não tem mais cama e elas ficam voltando o tempo todo lá. Precisamos providenciar a reforma o mais rápido possível, até para a saúde mental delas”

A tempestade danificou bastante o almoxarifado e o forro caiu todo. Na lavanderia o objetivo é colocar laje. A máquina de passar lençóis estragou.

A instituição sem fins lucrativos precisa de:

  • 8 camas
  • 8 colchões
  • 8 comodas.
  • 4 TVs
  • 5 ventiladores de teto para o refeitório.
  • Além de materiais de construção, tinta, caixas de água.

Para doar para o lar é necessário entrar em contato pelo telefone (19) 3561-2645 / (19) 99677-3235.

Apae e Fundo Social

A Apae da cidade também conta com a solidariedade da população. O ginásio teve telhados e instalação elétrica danificados. O contato da entidade para doações é (19) 3565-5599.

O Fundo Social de Solidariedade já recebeu roupas e alimentos como arroz e feijão, mas outros itens da cesta básica são necessários, principalmente leite.

Fundo Social de Solidaridade precisa de doações em Pirassununga — Foto: Reprodução/EPTV

Fundo Social de Solidaridade precisa de doações em Pirassununga — Foto: Reprodução/EPTV

O fundo também precisa de itens para ajudar famílias. “As famílias que perderam tudo foram poucas e tem procurado o fundo, então precisa de doação para que a gente faça a doação para essas famílias”, disse a presidente do fundo social de solidariedade, Vera Urban.

O telefone do Fundo Social para doações é (19) 3561-6641.

Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*