/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/g/n/fgHPZlQke3lRBpqD2BwQ/operacao-404.jpeg)
Operação 404, contra a pirataria digital, realizou apreensões nesta terça-feira (21) — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Policias do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) prenderam um morador de Araraquara (SP) na manhã desta terça-feira (14) na quinta fase da Operação 404, contra a pirataria digital.
A ação policial, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), envolveu as polícias civis de oito estados e prendeu 11 pessoas, quatro delas no estado de São Paulo.
- Compartilhe no WhatsApp
- Compartilhe no Telegram
Os quatro flagrantes ocorreram nas cidades de Araraquara, Ribeirão Preto, Indaiatuba e na Capital. Os acusados foram flagrados pelo comércio sem autorização de canais de entretenimento pela Internet.
De acordo com o Ministério da Justiça, além das prisões, foram realizados nesta nova fase o bloqueio de 199 sites e 63 aplicativos utilizados para transmitir e compartilhar filmes, séries e músicas de maneira ilegal.
Os presos foram encontrados nos endereços alvos dos mandados de busca e apreensão, onde os policiais apreenderam equipamentos e estrutura para o compartilhamento desses arquivos, além de listas de pessoas que pagam pelo material pirateado.
As equipes da polícia cumpriram mandados de busca e apreensão nas cidades de Sumaré, Santa Bárbara D'Oeste, Taubaté, Indaiatuba, Monte Mor, Campinas, Ribeirão Preto, Praia Grande, Araraquara, e São Paulo e apreenderam computadores e celulares.
Operação 404
O nome Operação 404 faz referência ao código de resposta do protocolo HTTP para indicar que a página não foi encontrada ou está indisponível.
A operação faz parte de uma mobilização internacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria de Operações Integradas e polícias civis dos Estados para combater à pirataria online.
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara