Carregando...

Rio Preto implanta programa para evitar atropelamentos de animais silvestres

Rio Preto faz mapeamento para evitar atropelamento de animais

Rio Preto faz mapeamento para evitar atropelamento de animais

Para evitar ocorrências relacionadas a acidentes envolvendo animais silvestres na área urbana, a Prefeitura de São José do Rio Preto (SP) implantou um programa de proteção à fauna.

Segundo a prefeitura, com base nos dados coletados, foi constatado que na Avenida Juscelino Kubitschek, Rua Dr. Loft João Bassitt, Rua João Gouveia Luiz e Avenida Ernani Pires Domingues há maior incidência de atropelamentos.

Para evitar os acidentes foram instaladas placas de sinalização sobre a presença de animais silvestres nas vias, faixas que alertam sobre o risco de atropelamento dos animais.

Ainda de acordo com a prefeitura, em 2020, 345 animais silvestres atropelados na região foram atendidos no Bosque de Rio Preto. Seis estão internados, sendo tamanduá-bandeira, gambá-de-orelha-branca, gavião e falcão.

Na região da Represa Municipal, frequentemente animais como capivaras e patos são flagrados atravessando a avenida e a situação preocupa motoristas que trafegam no local. Por isso, para nortear as ações, foi realizado o mapeamento dos locais onde há ocorrências de atropelamento de animais.

Símbolo de Rio Preto

Capivara pasta às margens da Represa Municipal de Rio Preto— Foto: Renato Pavarino/G1/Arquivo

Capivara pasta às margens da Represa Municipal de Rio Preto — Foto: Renato Pavarino/G1/Arquivo

Se você perguntar para moradores de Rio Preto qual animal é o símbolo do município, a maioria responderá sem pestanejar: capivara.

Elas ocupam principalmente a região dos três lagos da Represa Municipal, mas também é possível encontrá-las em locais difíceis de explicar e entender como puderam chegar.

Não é raro ver uma fila de carros em vias do município esperando uma família de capivaras atravessar a rua, como registrou o repórter cinematográfico da TV TEM(veja vídeo).

Capivaras roubam a cena durante o FIT em teatro de Rio Preto

Capivaras roubam a cena durante o FIT em teatro de Rio Preto

Recentemente patos também foram flagrados na cidade. Em entrevista ao G1, Claudia Paulino Hova contou que trafegava pela avenida Murchid Homsi no dia 29 de dezembro quando viu os animais. Ela, então, parou o carro, ligou o pisca alerta e decidiu gravar a cena.

“Foi emocionante. Moro há dois anos em Rio Preto, mas nunca tinha visto. Vários já tinham passado quando eu comecei a filmar. Achei lindo demais. Eles estavam tranquilos. Nenhum motorista buzinou ou reclamou. Acho importante que as pessoas se conscientizem e tomem os devidos cuidados com os animais”, disse.

Patos são flagrados atravessando avenida em Rio Preto — Foto: Divulgação/Claudia Paulino Hova

Veja mais notícias da região no G1 Rio Preto e Araçatuba

VÍDEOS: mais assistidos da região

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar