Carregando...

Butantan faz ação de testagem na cidade de SP para diagnóstico de Covid-19 em assintomáticos

Fachada do Instituto Butantan na Zona Oeste de SP — Foto: Suamy Beydoun/Estadão Conteúdo

Fachada do Instituto Butantan na Zona Oeste de SP — Foto: Suamy Beydoun/Estadão Conteúdo

O Instituto Butantan começou nesta quinta-feira (25) uma ação de testagem para diagnóstico da Covid-19 em pessoas assintomáticas. A ação ocorre até o dia 17 de dezembro e podem participar maiores de 18 anos.

A proposta faz parte de um projeto para identificar os casos assintomáticos e entender o comportamento do vírus no momento atual da pandemia.

“O objetivo desta ação é testar pessoas que não estejam sentindo nenhum sintoma da Covid-19, para que possamos identificar os casos assintomáticos e, assim, isolá-los para que não sejam um risco aos outros. Com as análises também vamos entender se o vírus está circulando de forma silenciosa no atual momento da pandemia”, afirma Maria Carolina Sabbaga, coordenadoras da Rede de Alerta das Variantes e da Rede de Laboratórios para Diagnóstico do Coronavírus SARS-CoV-2 do Instituto Butantan.

Profissional de saúde realiza teste do tipo RT-PCR para identificar o coronavírus— Foto: Denny Cesare/Estadão Conteúdo

Profissional de saúde realiza teste do tipo RT-PCR para identificar o coronavírus — Foto: Denny Cesare/Estadão Conteúdo

Resultado em até 24h

Tendas para coleta e cadastro de interessados foram instaladas em sete pontos da capital paulista para realização do exame do tipo RT-PCR, que detecta a presença do vírus SARS-CoV-2 mesmo em pessoas que não apresentem sintomas de infecção.

A análise das amostras coletadas serão encaminhadas aos laboratórios do Instituto Butantan para verificar a existência do vírus causador da Covid-19. A expectativa é que o resultado seja emitido e disponibilizado aos participantes em até 24h após a coleta.

Veja os locais da ação:

  • Aeroporto de Congonhas
  • Largo Treze (Santo Amaro)
  • UBS Dr. Manoel Saldiva Neto (Brás)
  • Metrô Faria Lima (Pinheiros)
  • Terminal Rodoviário Tietê (Santana)
  • Mercado Municipal de São Paulo (Centro)
  • Mercado Municipal de São Miguel Paulista (Zona Leste)

As amostras detectadas como positivas para o vírus seguirão para uma segunda etapa, nesse caso o sequenciamento genômico, com o objetivo de saber qual a variante do coronavírus em questão.

Os interessados podem procurar um dos postos de testagem listados abaixo, das 9h às 16h, de segunda-feira à sexta-feira.

O participante receberá orientações sobre o projeto e deverá responder um questionário, além de informar dados cadastrais como nome e meios de contatos.

Após a coleta de amostras da garganta e do nariz, a pessoa será liberada para retomar as atividades do dia.

Em até 24h o participante receberá o resultado do seu exame no e-mail ou telefone informado no cadastro. Em casos positivos, o participante pode se isolar e buscar atendimento médico, caso necessário.

VÍDEOS: Veja mais notícias sobre São Paulo e região:

8 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*