Carregando...

Faixa Azul na Av. 23 de Maio tem 78% de adesão e queda no registro de acidentes no 1º semestre de operação, diz CET

Faixa azul exclusiva para motos na Av. 23 de Maio, instalada em janeiro de 2022 — Foto: Celso Tavares/g1

Faixa azul exclusiva para motos na Av. 23 de Maio, instalada em janeiro de 2022 — Foto: Celso Tavares/g1

O uso da Faixa Azul – motofaixa – no sentido aeroporto da Avenida 23 de Maio, na Zona Sul de São Paulo, foi aderido por 78% dos motociclistas no primeiro semestre de operação do projeto piloto, entre janeiro e julho deste ano, de acordo com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

No trecho de 5,5 km, foram registrados 13 acidentes sem vítimas, 16 com vítimas, um atropelamento de pedestre e nenhum óbito. Na maioria dos casos que ocorreram dentro da faixa, os pilotos foram derrubados por veículos que mudaram de faixa repentinamente, com movimento brusco e sem uso de seta, e cruzaram pela motofaixa.

Também na Av. 23 de Maio, fora da motofaixa, ocorreram 17 acidentes sem feridos, 13 com, nenhum atropelamento e nenhum óbito.

Levando em conta o grau de severidade e as características próprias de cada caso, a CET analisa que o uso da Faixa Azul reduziu consideravelmente os acidentes e possíveis óbitos de trânsito no trecho entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad, com o índice de acidentes fora da motofaixa sendo 133% maior do que dentro dela.

Segundo a CET, uma solicitação para expansão do trecho do projeto piloto já foi enviada à Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), que avalia a possibilidade de autorização.

Aprovada a expansão da faixa azul exclusiva para motos na Avenida 23 de maio

Aprovada a expansão da faixa azul exclusiva para motos na Avenida 23 de maio

VÍDEOS: Veja mais sobre SP e Região Metropolitana

8 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Calendar