Carregando...

SP é a única cidade brasileira em lista das melhores do mundo para andar de bicicleta - Notícias - R7 São Paulo

O município de São Paulo é o único brasileiro listado no ranking das 90 cidades do mundo que oferecem as melhores condições para pedalar. O ranking Bicycle Cities Index, produzido anualmente pela empresa de seguros Luko e atualizado neste mês, traz a capital paulista na 76ª posição. A cidade está melhor colocada que outras da América do Sul, como Bogotá (81ª posição), na Colômbia, e Buenos Aires (83ª), na Argentina.

Já as cidades com melhor colocação estão concentradas na Europa. O pódio é formado por:

1 - Utrecht (Holanda) 
2 - Münster (Alemanha)
3 - Antuérpia (Bélgica)

Amsterdã, cidade tradicionalmente conhecida pelo uso da bicicleta, está em 5º lugar.

A capital paulista possui atualmente 699,2 km de vias com ciclovias permanentes, segundo a prefeitura, sendo a maioria de ciclovias (separadas com obstáculos) e ciclofaixas. Apenas uma pequena parte é de ciclorrotas, em que há indicação para uso de bicicleta, como caminhos entre bairros, por exemplo, e onde as bicicletas trafegam junto aos demais veículos sem qualquer separação.

O plano de metas do prefeito Ricardo Nunes (MDB) prevê a implantação de 300 quilômetros de ciclovias ou ciclofaixas até 2024.

Apesar da boa colocação no ranking, a cidade segue registrando mortes de ciclistas. Foram 41 casos em 2021, segundo dados do Infosiga, computados pelo governo estadual, mais que os 35 do ano anterior.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Calendar