Em entrevista à CNN neste sábado (25), o infectologista Marcos Boulos, professor sênior da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, afirmou que os sinais de aumento de casos e internações pela nova variante Ômicron do coronavírus no Brasil são preocupantes e que o país, como já está acontecendo em outros lugares, deve provavelmente ver um novo surto de infecções em breve.
“Estamos indo bem com relação ao controle da epidemia no Brasil, estamos aumentando a imunização e podemos chegar em uma boa quantidade de pessoas imunizadas em algumas semanas, mas o que temos neste momento não é suficiente e as festas são absolutamente indesejáveis”, disse.
“Quem passou Natal com muita gente provavelmente vai ter consequências. Estamos vendo reuniões com quatro a cinco pessoas em que todos estão se infectando, então é preciso tomar cuidado ainda.”
Boulos diz que, em um cenário em que boa parte da população já está vacinada com ao menos duas doses da vacina, é possível manter os pequenos encontros entre familiares e pessoas próximas que estejam imunizadas e seguindo os protocolos e cuidados do dia a dia, como usar máscaras e evitar aglomerações.
Não significa, porém, baixar completamente a guarda.
“Provavelmente a Ômicron aumentará de maneira importante [no Brasil]”, disse. “Apesar da não gravidade que ela tem mostrado em todos os lugares, o número de casos e a demanda por assistência médico-hospitalar deva aumentar bastante.”
*Texto publicado por Juliana Elias