Carregando...

ONU cria dia internacional da ioga para incentivar prática de atividade física

Os desafios do mundo moderno e os efeitos da pandemia te amarraram? Talvez uma prática antiga possa lhe dar algum alívio.

Por milhares de anos, as pessoas recorreram à prática da ioga para se sentirem mais flexíveis, liberar o estresse e rejuvenescer sua saúde física e mental geral.

O Dia Internacional da ioga – que neste 21 de junho – pode ser o dia que inicia um novo hábito saudável.

O dia foi designado pelas Nações Unidas e o tema deste ano é “ioga para a humanidade”, com ênfase em “promover um estilo de vida sustentável em harmonia com o planeta Terra”.

A ONU diz em seu site que a “essência da ioga é o equilíbrio — não apenas o equilíbrio dentro do corpo ou entre a mente e o corpo, mas também o equilíbrio na relação humana com o mundo. A ioga enfatiza os valores de atenção plena, moderação, disciplina e perseverança.”

Originário da Índia antiga, a ioga é uma prática física, mental e espiritual, diz a ONU.

Se você estiver em Nova York na próxima semana e meia, a Missão Permanente da Índia nas Nações Unidas terá a exposição “O Mundo da Ioga” na entrada dos Delegados da ONU de 21 de junho a 1º de julho.

Na Times Square, você pode aproveitar toda a luz do dia com aulas gratuitas de solstício de ioga que começam às 8h30 (horário de Brasília) e terminam às 21h30 (horário de Brasília).

Enquanto isso, a CNN convida você a relembrar algumas de nossas coberturas de ioga:

Rotina de yoga matinal de 5 minutos

A colaboradora da CNN Stephanie Mansour criou esta rotina de ioga de cinco minutos para relaxar o corpo e começar o dia sentindo-se calmo, equilibrado e positivo.

“Como instrutora de ioga certificada há mais de uma década, encorajo meus clientes a se envolverem em uma prática diária de ioga (de preferência pela manhã) para fazer o sangue fluir, aumentar a energia e revigorar os sentidos”, escreveu ela.

“Essas poses são estrategicamente incluídas porque abrem o corpo fisicamente, melhoram o fluxo sanguíneo para os órgãos vitais e alongam a frente, as costas e os lados do corpo em um curto período de tempo.

“Pratique todas essas posturas com a respiração pranayama: inspire pelo nariz e expire pelo nariz. Respire lenta e conscientemente e sincronize sua respiração com seus movimentos.”

Posição da Criança do ioga
Posição da ioga / Foto: Cortesia de Stephanie Mansour

4 movimentos de ioga antes de dormir

Você começa bem o dia com ioga. Outra sessão curta com quatro movimentos de ioga pode prepará-lo para uma boa noite de sono.

“Muitas vezes, o sono nos escapa por causa das dores e dores comuns que dificultam adormecer ou nos acordar durante a noite”, disse Dana Santas, colaboradora da CNN, treinadora de respiração, mobilidade e mente-corpo em esportes profissionais.

“Esses exercícios abordam as áreas onde tendemos a sentir esse tipo de dor e tensão”.

Assista ao vídeo no topo desta história para liberar a tensão na região lombar, quadris e glúteos.

Dicas de ioga

Finalmente, você pode não pensar em estrelas ásperas da liga NFL quando pensa em ioga. Mas o defensive tackle Mike Daniels, do Cincinnati Bengals, descobriu que a ioga funciona para ele. Santas conversou com Daniels sobre como ele desenvolveu o hábito.

“Comecei a fazer ioga depois da minha quarta temporada na NFL, entrando no quarto ano. Estava me sentindo muito rígido e um dos meus companheiros de equipe disse que eu precisava começar a praticar ioga. Ele passou o número do instrutor e, após a primeira sessão, eu imediatamente vi resultados.

“Quando terminei, foi como uma experiência de despertar do corpo”, disse ele.

Inspiração

Talvez as palavras de um dos principais praticantes de yoga, o falecido BKS Iyengar, o inspirem:

“Ioga cultiva as formas de manter uma atitude equilibrada no dia-a-dia e dota a habilidade no desempenho de suas ações.”

 


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*