Carregando...

‘Cuida Mais Brasil’ fortalece atendimento materno-infantil no SUS - Notícias - R7 Saúde

O ‘Cuida Mais Brasil’, projeto do Ministério da Saúde, reforçou a assistência à saúde da mulher e à saúde materno-infantil com mais médicos pediatras, obstetras e ginecologistas no atendimento primário nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) em todo Brasil.

Lançado em janeiro de 2022, o programa do Governo Federal repassa verbas aos municípios por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). No primeiro ano do programa, o valor destinado é de R$ 194 milhões. Atualmente, 2.100 municípios contam com médicos pediatras ou médicos ginecologistas-obstetras na APS (Atenção Primária à Saúde).

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente 5.699 pediatras e 5.350 ginecologistas-obstetras estão vinculados diretamente a 1.311 equipes e 1.364 equipes, respectivamente. Com o ‘Cuida Mais Brasil’, a estimativa do governo é que o número de pediatras passe para 8.176 e o de ginecologistas-obstetras chegue a 7.411 equipes atuando na APS em todo país.

Segundo a pasta, em oito meses é esperada uma melhoria de 20% nos resultados alcançados pelas equipes dos municípios nos indicadores de assistência específicos relacionados à atuação de médicos pediatras ou médicos ginecologistas-obstetras na APS.

Objetivos do ‘Cuida Mais Brasil’

● Aprimorar a assistência à saúde da mulher e à saúde materno-infantil no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

● Mais pediatras e ginecologistas-obstetras na Atenção Primária, aumentando a capacidade de atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

● Atendimento e cuidado com mais qualidade visando a redução da mortalidade materno-infantil.

Para mais informações sobre o ‘Cuida Mais Brasil’, clique aqui ou ligue para 136.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*