Carregando...

UBS é interditada após risco de explosão em Sorocaba

Pacientes são remanejados de UBS com risco de explosão em Sorocaba — Foto: Arquivo Pessoal

Pacientes são remanejados de UBS com risco de explosão em Sorocaba — Foto: Arquivo Pessoal

A Defesa Civil interditou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Rodrigo e a CEI 117, em Sorocaba (SP), na manhã desta segunda-feira (11), após uma denúncia de risco de explosão.

Os prédios foram construídos em uma área onde funcionava um antigo lixão clandestino. Depois de pronto, em 2013, a prefeitura descobriu que embaixo da terra havia gás metano acumulado e risco de explosão. Desde então, obras para a retirada do gás foram feitas no local e a unidade só foi inaugurada em dezembro de 2016.

Segundo a prefeitura, foi feita uma inspeção de segurança na semana passada que apontou que uma área do prédio que não estava sendo utilizada está comprometida devido aos equipamentos que fazem parte do sistema de captação de gases instalado no terreno. Servidores procuraram o poder público na quinta-feira (7) relatando a situação.

Ainda de acordo com o poder público, não existe um contrato com empresa que faz a manutenção do sistema, que apresenta entupimento em alguns pontos da rede.

As consultas médicas e os exames realizados que seriam na UBS Jardim Rodrigo foram remanejados para a UBS Lopes de Oliveira, na Vila Helena, Zona Norte.

Dessa forma, o CAPS AD "Saca só", que fica na UBS Lopes de Oliveira, será transferido provisoriamente para a UBS São Guilherme.

Sobre as instalações interditadas no Jardim Rodrigo, a prefeitura informou que trabalha para realizar o reparo do Sistema de Captação de Gases para drenagem do gás metano existente no local, além de novas vistoriais e estudos sobre as condições das instalações, na tentativa de preservá-las.

O prédio foi licitado em 2011, mesmo ano em que as obras começaram. O imóvel ficou pronto dois anos depois, após um investimento de R$ 2,1 milhões. Porém, a obra ficou embargada por alguns anos por causa do risco de explosão até que a prefeitura contratasse uma empresa para fazer a drenagem do solo, que começou em março de 2016.

Veja abaixo reportagem sobre a inauguração da UBS do Jardim Rodrigo, em dezembro de 2016.

Unidade de Saúde Básica é inaugurada no Jardim Rodrigo em Sorocaba

Unidade de Saúde Básica é inaugurada no Jardim Rodrigo em Sorocaba

Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar