/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/k/d/kqqhxKTBmB77tkqDjCyw/whatsapp-image-2022-06-10-at-08.48.00.jpeg)
Sorocaba anuncia fim da obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte coletivo — Foto: Augusto César/g1
A Prefeitura de Sorocaba (SP) anunciou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte coletivo a partir desta sexta-feira (9). Apesar da liberação, o uso continua sendo recomendado.
O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo decidiram liberar o uso de máscaras de proteção facial nos meios de transporte coletivo após recomendação do parecer do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo.
A obrigatoriedade da utilização de máscaras permanece nos locais destinados à prestação de serviços de saúde, como hospitais. No transporte público, o uso passa a ser opcional, porém recomendado.
Segundo nova avaliação feita pelo Conselho Gestor, formado por especialistas em saúde pública, o atual cenário epidemiológico da Covid-19 permite flexibilizar a restrição.
O órgão orienta que a população siga utilizando máscaras nos meios de transporte coletivo, como metrô, ônibus e trens. A recomendação vale especialmente aos grupos considerados vulneráveis, como idosos a partir dos 60 anos de idade e pessoas imunossuprimidas, por exemplo.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, houve queda de mais de 90% nas internações e mortes por Covid no estado de São Paulo neste ano. O total de pacientes com a doença internados em Unidades de Terapia Intensiva passou de 4.091 em 3 de fevereiro para 363 agora em setembro.
A média móvel de mortes também recuou de 288 óbitos em 9 de fevereiro para 27, no mesmo período.
VÍDEOS: reveja as reportagens da TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí