Carregando...

Leitos seguem sem regularização e Poço Fundo já tem procura por vagas em UTI: ‘Prefeitos entram em contato’

Prefeito explica por que leitos inaugurados ainda não estão credenciados em Poço Fundo

Prefeito explica por que leitos inaugurados ainda não estão credenciados em Poço Fundo

Os novos 10 leitos de UTI para Covid-19 de Poço Fundo, inaugurados na última semana pelo governador Romeu Zema (Novo), ainda dependem de regulamentação para entrarem em funcionamento. De acordo com a prefeitura, a regularização no SUS Fácil deve ocorrer até quinta-feira (10), após detalhes serem resolvidos com a Vigilância Sanitária do Estado e a Regional de Saúde de Alfenas.

Enquanto os leitos no Hospital Gimirim não são regularizados, o prefeito de Poço Fundo, Rosiel de Lima (PT) revela que já há procura por vagas de internação por pacientes da cidade e também de outros municípios da região.

“Pelo que os prefeitos têm entrado em contato com a gente, ligado e mandado mensagem, acredito que não tem um único município da nossa região que não tenha pelo menos um paciente grave, aguardando um leito de UTI. É uma realidade geral, pelo menos um paciente todo município tem”, disse o prefeito.

Mas as vagas não estão saindo. Como nas UTIs os pacientes têm uma faixa etária mais jovem, a permanência é maior. A UTI está vagando menos. [Os prefeitos] fazem contato, falam das vagas, perguntam da possibilidade de reservar leitos. Isso a gente não pode fazer, porque quem vai decidir quem vem e quem não vem é o médico sanitarista da Central de Regulação. Ele quem vai decidir”, completou.

Regulamentação

Poço Fundo até então não contava com nenhum leito de UTI e os 10 foram Inaugurados na quarta-feira (2) pelo governador Romeu Zema, que esteve na cidade.

O prefeito Rosiel de Lima destaca que a regularização está perto de ocorrer e que “acertos sanitários” estão sendo finalizados para que isso ocorra.

“Praticamente está quase tudo pronto. Alguns detalhes mínimos, questões de acertos sanitários. Realmente, tem que ser tudo muito certinho, muito rigoroso, porque são vidas que vão ser tratadas e salvas. São mínimos detalhes que o hospital está fazendo as correções com a Vigilância Sanitária do Estado e da Regional de Saúde de Alfenas, mas são realmente pequenos detalhes que imagino até o final do dia de hoje, deve estar concluídos”, falou.

Governador Romeu Zema inaugurou 10 novos leitos de UTI em hospital de Poço Fundo — Foto: Fábio Marchetto

Governador Romeu Zema inaugurou 10 novos leitos de UTI em hospital de Poço Fundo — Foto: Fábio Marchetto

Os leitos, mesmo sem a regulamentação, estão sendo utilizados no hospital. Conforme explicou o prefeito, a estrutura está toda montada e pacientes estavam no aguardo de vagas de UTI iniciaram tratamento no local.

“Temos três pacientes, na verdade dois mais graves, que estão aguardando vagas de UTI. Eles estão com o SUS Fácil, aguardando vaga de UTI. Como estamos com a estrutura montada, nossa equipe já está de prontidão, treinada e preparada, temos um suporte melhor para oferecer a eles do que o suporte normal que o hospital oferecia. Então, esses pacientes que aguardam o SUS Fácil estão em tratamento no espaço onde será a UTI, após autorizada pelo Estado e disponibilizado para a central de regulação sanitária”, explicou.

Covid-19 em Poço Fundo

Conforme boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, Poço Fundo contabiliza 1.005 casos positivos de Covid-19, sendo sete mortes em decorrência da doença.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

200 vídeos

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*