Carregando...

3ª edição do Fórum Café e Clima da Cooxupé acontece em setembro

 — Foto: Divulgação: Cooxupé

— Foto: Divulgação: Cooxupé

A terceira edição do Fórum Café e Clima da Cooxupé terá novamente neste ano formato on-line. As palestras serão transmitidas on-line na página da cooperativa no Youtube, no dia 21 de setembro, a partir das 14 horas.

Pelo terceiro ano, a Cooxupé, realiza o fórum voltado aos profissionais, produtores e pesquisadores nas áreas de agronomia e de produção de café.

As condições meteorológicas e os impactos na safra de café 2021, além das perspectivas e tendências para os próximos anos em relação ao clima são os principais temas das palestras. A discussão é essencial principalmente no cenário vivido com os fenômenos como as geadas e as secas.

Palestrantes

Entre os especialistas que participam neste ano do fórum está José Donizeti Alves, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O professor tem graduação em Engenharia Agronômica (ESAL), mestrado em Fisiologia Vegetal (UFV), doutorado em Solos e Nutrição de Plantas (UFV) e pós-doutorado em Fisiologia Molecular pela The Ohio State University (Columbus, Ohio, USA) e pela University of Missouri (Columbia, Missouri, USA).

José Donizeti Alves tem 36 anos de experiência na área de Fisiologia do Cafeeiro e, iniciativa privada, presta consultoria para empresas e é palestrante na área.

Outro nome confirmado no fórum é o de Luiz Carlos Baldicero Molion. O professor da Universidade Federal de Alagoas é bacharel em Física pela USP, com PhD em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin, USA. Também é pós-doutor em Hidrologia de Florestas pelo Instituto de Hidrologia, na Inglaterra, e acadêmico do Instituto de Estudos Avançados de Berlin (Wissenschaftskolleg), Alemanha, desde 1989. É pesquisador aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCT).

Atualmente, Luiz Carlos Baldicero Molion se dedica a consultorias e a proferir palestras sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas, Diagnóstico e Prognósticos Climáticos, Energias Renováveis, Dessalinização de Água e Desenvolvimento Regional.

O Coordenador de Geoprocessamento da Cooxupé, Éder Ribeiro dos Santos, também será um dos nomes a palestrar no evento. Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Lavras, tem especialização em geoprocessamento pela UFSCar.

Éder vai abordar as condições agrometeorológicas na safra cafeeira 2021 nas regiões da cooperativa.

PROGRAMAÇÃO DO III FÓRUM CAFÉ E CLIMA

14h – Abertura e Boas-vindas – Mediação de Mário Ferraz de Araújo, gerente de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé.

Mensagem da diretoria da Cooxupé com o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues De Melo e o vice-presidente, Osvaldo Bachião Filho.

14h20 - Relato das Condições Agrometeorológicas na safra cafeeira 2021 nas regiões da Cooxupé.

Palestrante: Eder Ribeiro dos Santos, coordenador de Geoprocessamento da Cooxupé.

15h – Como as adversidades meteorológicas de 2021 podem alterar a fisiologia do cafeeiro e impactar a safra de café em 2022.

Palestrante: Professor José Donizeti Alves, UFLA.

16h - Perspectivas do clima para a Safra 2021/22 e tendência para 10 a 15 anos.

Palestrante: Luiz Carlos Baldicero Molion, Universidade Federal de Alagoas.

17h30 – Encerramento.

Confira a transmissão ao vivo dia 21/09 às 14h:


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*