Carregando...

Sul de Minas registrou 4 vezes mais mortes por Covid-19 em junho do que em maio, aponta SES-MG

Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) apontam que as mortes por Covid-19 registradas no mês de junho no Sul de Minas foram quatro vezes maior do que as confirmadas no mês de maio. Já o numero de casos foi três vezes maior em junho.

Segundo a SES-MG, em todo o mês de junho, o Sul de Minas registrou +57.945 novos casos, com 140 mortes. Em maio, a região tinha registrado +19.321 casos, com 34 mortes. Este foi o segundo mês consecutivo de alta nos registros de casos de Covid-19, que estavam em queda desde janeiro na região. Já o número de mortes voltou a subir após três meses consecutivos de queda.

Casos confirmados de Covid-19 no Sul de Minas em 2022
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG)

Em relação ao número de casos, o crescimento foi de +199%, enquanto que o crescimento no número de mortes foi de 311%.

Segundo estudo da Universidade de São Paulo (USP), divulgado na última semana, seis em cada 10 mortos e internados em decorrência da Covid-19 no Brasil entre março e junho deste ano não tomaram a terceira dose da vacina.

Novo pico deve chegar

Conforme informado pela SES-MG na semana passada, um novo pico de casos de Covid-19 está previsto para as duas primeiras semanas de julho. A expectativa é que o crescimento aconteça por fatores sazonais, como o período de frio de maio e junho e também o pós-feriado de Corpus Christi, que trouxe dados represados.

Mortes por Covid-19 no Sul de Minas em 2022
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde - SES/MG

Conforme a SES-MG, a alternativa para enfrentar os efeitos da pandemia é a vacina, que tem sido pouco procurada nos postos de saúde. A cobertura vacinal infantil da segunda dose ainda não atingiu 50% das crianças entre 5 e 11 anos.

Já em relação à 4ª dose liberada para adultos acima de 40 anos, apenas 17,50% do público alvo já tomou a vacina.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

200 vídeos

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Calendar