Carregando...

Bruno T. Cid, de Arthur Nogueira, sugeriu nhoque de batata doce e ragú de linguiça

 — Foto: Crédito: Arquivo pessoal

— Foto: Crédito: Arquivo pessoal

Bruno Tavares Cid, de 45 anos, de Arthur Nogueira, conquistou uma vaga na terceira semifinal do concurso Tá Combinado de 2022 com sua receita de nhoque de batata doce com ragú de linguiça e tuile de parmesão. Para combinar, ele propôs berinjela cremosa com cogumelos salteados como entrada.

Ele trabalha como operador de refinaria de petróleo e é formado nas áreas da mecatrônica, gestão de empresas e gestão financeira. Em casa, cozinha diariamente junto com sua esposa e seus filhos.

“Não tem um dia que deixo de preparar algo. Nas minhas horas de folga, costumo fazer pratos mais elaborados”, revela.

O talentoso cozinheiro comenta que desde os oito anos de idade já se aventurava na cozinha, fritando ovo. Foi olhando sua mãe e sua avó cozinharem, que ele aprendeu a culinária raiz, a comida caseira simples, mas bem feita, pois na época havia poucos recursos.

“Não tenho formação na área de gastronomia, porém, sempre busquei conhecimento e não tenho medo de errar. E olha, já errei bastante, mas é assim que aprendi”, comenta, bem-humorado.

Bruno diz que cozinhar para ele não é apenas um hobby.

“É algo muito importante que já faz parte da minha vida. Tenho um canal de culinária no YouTube chamado Cueca Cook desde 2015, com quase 200K. Tento cozinhar de tudo, gosto de experiências gastronômicas novas, de descobrir novos sabores e novas combinações”, diz.

O cozinheiro youtuber afirma que se tem algo que o motiva na cozinha, é fazer pratos elaborados com ingredientes que não são considerados nobres.

“No meu sentimento, todo ingrediente é nobre e merece ser transformado em algo especial, basta saber como preparar e combinar”, completa.

Como sabe que manda bem na cozinha, ele já participou de alguns concursos gastronômicos. O último foi de uma das marcas do Tá Combinado: queijos Président. Ele revela que já sabia do Tá Combinado e estava na expectativa esperando a edição de 2022. Quando um colega de trabalho o avisou que as inscrições estavam abertas, ele já se inscreveu.

“A inspiração da receita foi exclusiva para o concurso. Pensei em um prato principal que mexesse com o paladar a cada garfada. O prato tem o nhoque de batata doce levemente adocicado que combina com o ragú levemente cítrico e picante. O crocante de parmesão contrasta com a cremosidade do nhoque. Já a entrada, pensei em algo leve, porém, com sabor. A textura da polpa da berinjela com o creme de queijo fica bastante suave. Agregando os cogumelos salteados com alho e manteiga, o prato ganha intensidade no sabor sem ficar pesado”, explica, demonstrando que esbanja conhecimentos.

Veja as receitas que a levaram para a terceira semifinal:

 — Foto: Crédito: Arquivo pessoal

— Foto: Crédito: Arquivo pessoal

Nhoque de batata doce com ragú de linguiça e tuile de parmesão

Ingredientes:

  • 500 gramas de batata doce
  • ½ xícara de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 1 lata de tomate sem pele
  • 6 gomos de linguiça toscana Seara
  • 1 caldo de bacon
  • 1 colher (café) de Lemon Pepper Kitano
  • 1 cebola pequena
  • 1 pacote de 50 gramas de queijo ralado Président
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • Sal e azeite a gosto

Modo de preparo:

Do nhoque: descasque a batata doce e cozinhe com água na panela de pressão por 7 minutos. Escorra a água, amasse a batata e deixe amornar. Coloque o ovo e a farinha. Misture tudo até dar o ponto da massa e, se necessário, adicione mais farinha. Faça rolinhos e corte do tamanho conforme o gosto. Em uma panela com água fervendo, coloque os nhoques. Quando eles flutuarem, retire e reserve.

Do ragú de linguiça: retire os invólucros das linguiças e frite-as com um pouco de azeite, coloque o tomate pelado, o lemon pepper e o caldo de bacon, corrija o sal, se necessário, e deixe reduzir até engrossar.

Para a tuile de parmesão: em uma frigideira, coloque a manteiga e deixe derreter. Coloque o parmesão ralado até cobrir o fundo da frigideira, deixe derreter e quando virar uma placa única, tire e coloque no prato, enquanto estiver quente. Poderá fazer o formato desejado.

Montagem do prato: misture levemente o nhoque de batata doce com o ragú de linguiça. Decore com a tuile de queijo parmesão. Se quiser, coloque um pouco de azeite e enfeite com salsa ou manjericão. Está pronto!

Acompanhamento: Entrada de berinjela cremosa com cogumelos salteados

Ingredientes:

  • 1 berinjela média
  • 1 xicara de cogumelos fatiados
  • 5 dentes de alho
  • ½ caixa de creme de leite Italac
  • 1 xícara de muçarela ralada
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • Azeite a gosto
  • Tomilho seco a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Da berinjela: corte a berinjela em rodelas de 3 dedos de espessura. Faça cortes superficiais na polpa de cada rodela. Doure com azeite na frigideira os dois lados, coloque um pouco de água e cozinhe até a polpa ficar cremosa. Coloque um pouco de sal, apague o fogo. Reserve.

Do creme de queijo: misture o creme de leite com a muçarela ralada, coloque pimenta-do-reino e sal a gosto. Reserve.

Do cogumelo sautée: e uma frigideira, coloque a manteiga e o alho picado, dê uma leve fritada, adicione os cogumelos fatiados e salteie tudo. Importante se atentar para não queimar o alho. Finalize com tomilho e sal a gosto. Reserve.

Montagem do prato: coloque as rodelas de berinjela em uma forma, jogue o molho de queijo em cima da polpa e leve para gratinar. Retire, coloque no prato e distribua o cogumelo salteado por cima. Enfeite com cebolinha. Se quiser, coloque um fio de azeite. Está pronto!


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*