Carregando...

Metade das pessoas que fazem agendamento da vacina contra Covid não comparece aos postos de vacinação

Mais de 50% das pessoas que fazem agendamento para vacina da Covid não comparecem

Mais de 50% das pessoas que fazem agendamento para vacina da Covid não comparecem

O sistema de agendamento da vacina contra o coronavírus foi criado pela Secretaria Municipal de Saúde para evitar filas e agilizar a vacinação na capital. Só que segundo um levantamento do município cerca de 50% das pessoas agendadas não estão comparecendo para receber a dose. Isso acaba atrapalhando o andamento da campanha e reduzindo a capacidade de atendimento.

  • Veja o cronograma de vacinação para esta semana em Palmas.

“Tem dia que em torno de 50% das pessoas que estão agendadas ou não comparecem, ou quando comparece não é do grupo que está sendo vacinado naquela etapa. Se você agendou, não perca essa vaga porque você está tirando a vaga de outra pessoa que poderia ter agendado para aquele dia e isso vai diminuindo a nossa capacidade operacional do dia”, explicou a diretora de vigilância em saúde, Marta Malheiros.

A enfermeira Luana Gomes entrou no site da prefeitura, fez o agendamento e recebeu a 2ª dose na unidade de saúde da família da Arse 41, antiga 403 Sul. Segundo ela, o processo não demorou 10 minutos e não houve fila na hora de vacinar.

“Bem rapidinho, sem fila. Eu agendei hoje pela manhã, cheguei aqui, sem fila, supertranquilo e já tomei a minha segunda dose”, comemorou.

Vacina contra o coronavírus é aplicada em Palmas — Foto: Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas

Vacina contra o coronavírus é aplicada em Palmas — Foto: Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas

Desde o último dia 25 de maio a vacinação em Palmas tem acontecido por meio de agendamento. A Secretaria Municipal de Saúde orienta ainda aquelas pessoas que tenham dificuldade ou não tenham acesso à internet para que procurem a unidade de saúde mais próxima de casa.

“Pode procurar para fazer o agendamento lá [na unidade], pede para um amigo ajudar porque a questão do agendamento é que você chega e logo é vacinado, não tem espera, não tem fila. É uma organização do processo, para facilitar a vida da pessoa, mas se não conseguiu fazer o agendamento vai à unidade, não deixa de ir para tomar a sua vacina”, disse a coordenadora.

Vacinação em Palmas

Segundo a página Vacina Já, da Prefeitura de Palmas, o município recebeu 95.198 vacinas contra o coronvavírus. Ao todo foram aplicadas 79.319 doses, sendo 60.128 da primeira aplicação e 19.191 referentes à segunda.

Atualmente estão sendo vacinados:

  • Idosos acima de 60 anos
  • Profissionais aeroportuários
  • Profissionais da educação (Trabalhadores de berçários, creches, pré-escolas e nível fundamental). Somente nas Unidades de Saúde.
  • Pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais
  • Grávidas e puérperas com comorbidades a partir de 18 anos
  • Pessoas imunossuprimidas a partir de 18 anos
  • Pessoas com definiciência permanente a partir de 18 anos

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*