Carregando...

Em pleno setembro, Inmet emite alerta de chuvas intensas para o norte do Tocantins

A previsão é de chuva para a região norte do Tocantins — Foto: Lorena Aguiar/TV Anhanguera

A previsão é de chuva para a região norte do Tocantins — Foto: Lorena Aguiar/TV Anhanguera

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas na metade norte do Tocantins na noite desta quarta-feira (1º) e manhã da quinta (2). O aviso causa estranhamento por causa da data. O início de setembro costuma ser um dos períodos mais quentes e secos do ano no estado.

De acordo com a previsão do Inmet, existe a possibilidade de chuvas de até 50 milímetros. O vento pode chegar a 60 quilômetros por hora. A avaliação é de que há risco baixo de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O alerta vale para 76 cidades e não inclui a capital, Palmas. Entre os maiores municípios na área do aviso, estão Araguaína, Araguatins, Colinas, Guaraí e Tocantinópolis. A lista completa está disponível no site do Inmet.

Apesar de não estarem na área de alerta, os palmenses também estão surpresos com o tempo mais ameno nas últimas 48 horas. A leve chuva da manhã da terça-feira (31) ajudou a reduzir a fumaça das queimadas e a Defesa Civil Municipal prevê que a cidade pode receber novas pancadas até a quinta-feira.

Apesar dos riscos serem considerados baixos para as chuvas previstas, o Inmet orientou os moradores a não se abrigarem debaixo de árvores ou estacionarem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, por causa de rajadas de vento. Também é desaconselhável usar aparelhos eletrônicos conectados em tomadas.

Os números em caso de emergência são o 199 (Defesa Civil) e o 193 (Corpo de Bombeiros).

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Calendar