Carregando...

Vulcão Tocantinense: veja como fazer o sanduíche que venceu o Festival de Taquaruçu na categoria food truck

Vulcão Tocantinense, vencedor da categoria Food Truck do FGT — Foto: Reprodução/TV Anhaguera

Vulcão Tocantinense, vencedor da categoria Food Truck do FGT — Foto: Reprodução/TV Anhaguera

Vulcão Tocantinense é o nome do sanduíche que venceu o Festival Gastronômico de Taquaruçu, na categoria food truck. O evento terminou no último domingo (31), mas dá para preparar esse prato delicioso em casa. A receita é dos chefs Taynara Alves Lucena e Aparecido dos Santos.

O sanduíche é feito com hambúrguer de costela artesanal, molho 'american cheese' com queijos prado e cheddar, além de um toque especial de banana da terra. "Escolhemos o molho de cheddar para representar a larva do vulcão. Foi trabalhoso para montar e participar. Mas ver no final que tudo valeu a pena, é gratificante", disse Taynara.

Ingredientes

  • Pão de brioche selado na manteiga
  • Carne de costela moída para fazer o hambúrguer
  • Muçarela
  • Queijo prado
  • Queijo cheddar
  • Tomate
  • Alface
  • Banana da terra
  • Porção de leite
  • 1/2 colher (sopa) farinha de trigo

Veja o passo a passo

A receita é simples. Taynara explica que basta moer carne de costela, temperar com sal a gosto e modelar para ficar no formato de hambúrguer. Feito isso, é só colocar a carne para assar em uma churrasqueira, seja à base de carvão ou elétrica.

Outra alternativa é fritar o hambúrguer em uma frigideira. Quando o hambúrguer estiver quase pronto, aproveite para colocar a muçarela por cima. Assim, ela ficará derretida.

Em uma panela, coloque uma porção dos queijos prado e cheddar. Leve ao banho maria. Acrescente um pouco de leite e meia colher de farinha de trigo. Mexa até virar o molho 'american cheese', que representará o 'vulcão'.

Você também precisará fritar pedaços de banana da terra. Depois, corte o pão ao meio, e sele com manteiga na churrasqueira ou na frigideira. Faça um pequeno buraco na parte do pão, que será colocado por cima do sanduíche.

Ao final, é só montar o prato. Passe maionese caseira no pão. A Taynara usou um molho que é o segredo da chef. Depois, coloque alface, tomate, o hambúrguer assado e os pedaços de banana da terra. Para finalizar, ponha o molho 'american cheese' dentro do buraco feito na fatia do pão. Pronto, é só aproveitar essa delícia.

Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*