Carregando...

Bombeiros retornam ao Tocantins após auxílio nas buscas por vítima da tragédia em Recife (PE)

Cadela e bombeiro vasculham escombros — Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

Cadela e bombeiro vasculham escombros — Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

A equipe de bombeiros militares do Tocantins finalizou sua atuação de resgate às vítimas soterradas em Recife (PE) e retornou ao Estado. Desde o final do mês de maio, as fortes chuvas causaram diversos alagamentos e deslizamentos de terras em Pernambuco e a morte de ao menos 128 pessoas até este domingo (5). Os bombeiros tocantinenses atuaram por três dias e deixaram Recife na última sexta-feira (3).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o subtenente Raphael Mollo, o cabo Raphael Gusmão, e o 1º sargento Magno Valadares, e as cadelas Sky e Dory, conseguiram ajudar as autoridades pernambucanas a localizar corpos de vítimas no Bairro Curado e na região de Camaragibe. Umas das vítimas é uma mulher de 43 anos, localizada na sexta-feira.

O governo do Estado autorizou o envio da equipe na última quarta-feira (1°). Os bombeiros desembarcaram em Recife por voltadas 16 horas e já iniciaram as buscas nos bairros atingidos. Segundo relato do subtenente Raphael Mollo, os trabalhos começaram imediatamente devido ao cansaço das equipes que estavam na cidade nos dias anteriores e a ferimentos de cães treinados.

Bombeiros e cadelas ajudaram nas buscas em Pernambuco — Foto: Bombeiros/Divulgação

Bombeiros e cadelas ajudaram nas buscas em Pernambuco — Foto: Bombeiros/Divulgação

Os tocantinenses, juntamente com as cadelas Sky e Dory e bombeiros dos estados de Goiás, Santa Catarina e Ceará, trabalharam para orientar as equipes de escavação do Exército Brasileiro, que conseguiam ter acesso aos corpos.

“Estava muito úmido no local e a lama dificulta que o odor da vítima venha para a superfície, mas fizemos o melhor que pudemos com nossos trabalhos, nossa técnica e experiência”, explicou o subtenente Mollo.

Equipes durante as buscas em bairro de Recife — Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

Equipes durante as buscas em bairro de Recife — Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

Atuação no Rio de Janeiro

Em fevereiro deste ano, a mesma equipe de bombeiros do Tocantins também ajudou nas buscas por vítimas em Petrópolis (RJ), cidade que também foi castigada pelas chuvas.

Com o apoio das cadelas treinadas pela equipe de Cinotecnia do Corpo de Bombeiros, eles se revezaram por duas semanas na busca em escombros e regiões de difícil acesso.

Situação

As chuvas que caem no estado desde o dia 27 de maio já causaram a morte de 128 pessoas. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), ainda há previsão de chuvas para este domingo na Região Metropolitana do Recife.

Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*