/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/7/C/4pANNbQ1GEwkQQTOqZSw/06-a-cadela-sky-e-o-subtenente-raphael-mollo-durante-o-trabalho-de-buscas-numas-das-areas-soterradas-da-grande-recifejpg.jpg)
Cadela e bombeiro vasculham escombros — Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação
A equipe de bombeiros militares do Tocantins finalizou sua atuação de resgate às vítimas soterradas em Recife (PE) e retornou ao Estado. Desde o final do mês de maio, as fortes chuvas causaram diversos alagamentos e deslizamentos de terras em Pernambuco e a morte de ao menos 128 pessoas até este domingo (5). Os bombeiros tocantinenses atuaram por três dias e deixaram Recife na última sexta-feira (3).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o subtenente Raphael Mollo, o cabo Raphael Gusmão, e o 1º sargento Magno Valadares, e as cadelas Sky e Dory, conseguiram ajudar as autoridades pernambucanas a localizar corpos de vítimas no Bairro Curado e na região de Camaragibe. Umas das vítimas é uma mulher de 43 anos, localizada na sexta-feira.
O governo do Estado autorizou o envio da equipe na última quarta-feira (1°). Os bombeiros desembarcaram em Recife por voltadas 16 horas e já iniciaram as buscas nos bairros atingidos. Segundo relato do subtenente Raphael Mollo, os trabalhos começaram imediatamente devido ao cansaço das equipes que estavam na cidade nos dias anteriores e a ferimentos de cães treinados.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/L/q/gt9vpkSiaesgpBrBjszQ/bombeiros-e-caes-farejadores-do-to-divulgacao-cb-to.jpg)
Bombeiros e cadelas ajudaram nas buscas em Pernambuco — Foto: Bombeiros/Divulgação
Os tocantinenses, juntamente com as cadelas Sky e Dory e bombeiros dos estados de Goiás, Santa Catarina e Ceará, trabalharam para orientar as equipes de escavação do Exército Brasileiro, que conseguiam ter acesso aos corpos.
“Estava muito úmido no local e a lama dificulta que o odor da vítima venha para a superfície, mas fizemos o melhor que pudemos com nossos trabalhos, nossa técnica e experiência”, explicou o subtenente Mollo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/0/Z/HIs9RWQBW04aXSNyniSA/02-bombeiros-militares-de-varios-estados-somam-forca-nas-buscas-por-vitimas-soterradas-na-grande-recifejpg.jpg)
Equipes durante as buscas em bairro de Recife — Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação
Atuação no Rio de Janeiro
Em fevereiro deste ano, a mesma equipe de bombeiros do Tocantins também ajudou nas buscas por vítimas em Petrópolis (RJ), cidade que também foi castigada pelas chuvas.
Com o apoio das cadelas treinadas pela equipe de Cinotecnia do Corpo de Bombeiros, eles se revezaram por duas semanas na busca em escombros e regiões de difícil acesso.
Situação
As chuvas que caem no estado desde o dia 27 de maio já causaram a morte de 128 pessoas. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), ainda há previsão de chuvas para este domingo na Região Metropolitana do Recife.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.