Carregando...

Urnas eletrônicas são disponibilizadas no interior do Tocantins para simulação do voto

TRE disponibiliza urnas para treinamento do voto— Foto: TV Anhanguera/ Reprodução

TRE disponibiliza urnas para treinamento do voto — Foto: TV Anhanguera/ Reprodução

Urnas eletrônicas vêm sendo disponibilizadas em alguns municípios do Tocantins para a simulação do voto. O treinamento é feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Moradores de Crixas, Cariri, Aliança e Gurupi já foram beneficiados.

Em Gurupi, o treinamento é realizado no centro comercial da cidade. Dona Vildean Ferreira compareceu para tirar dúvidas. "Era sobre se faltar algum deles", conta a microempresária.

No treinamento, os eleitores simulam a votação nos cinco candidatos. O tempo de exibição das fotos (dos candidatos) no visor da urna é um pouco maior.

“A gente tinha muitas reclamações dos eleitores que apertavam muito rápido o confirma e não viam a foto do candidato. Então nestas eleições, você tem que apertas duas vezes o confirma para poder prosseguir para o próximo candidato. Você aperta o número, confirma, aparece a foto e você vai ver se realmente é esse o candidato, aí aperta confirma novamente, e prossiga para o próximo candidato”, explica Isabela Sara Nunes, auxiliar eleitoral. (Assista vídeo abaixo)

Tribunal Eleitoral disponibiliza urnas para treinamento do voto em Gurupi

Tribunal Eleitoral disponibiliza urnas para treinamento do voto em Gurupi

Para as eleições 2022, as urnas têm novidades. Por exemplo, a urna utilizada no treinamento (veja no vídeo acima) é uma versão atualizada em 2020, e pela primeira vez será usada em votação. Além da comunicação sonora e do braille, tem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) – tornando o processo ainda mais acessível.

A outra novidade é a “tecla confirma”, que agora precisa ser apertada duas vezes para finalizar a votação. O equipamento é três vezes mais rápido do que os modelos anteriores.

Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar