/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/i/N/MJ6S9HQNSC6Hv9UwgjjA/estacao-lotada.png)
Estação de ônibus lotada em Palmas durante o mês de janeiro de 2023 — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
O decreto que estabeleceu gratuidade do transporte público de Palmas perde a validade nesta quinta-feira (2) e não foi prorrogado pela prefeitura. Com isso a cobrança da tarifa deve ser retomada a partir desta sexta-feira (3).
- Compartilhe no WhatsApp
- Compartilhe no Telegram
A gratuidade começou no início de fevereiro, depois que o município assumiu completamente o transporte coletivo da cidade e o sistema mergulhou em um caos. Inicialmente a gratuidade seria por apenas alguns dias, mas acabou sendo prorrogada por todo mês.
Na época a Agência de Transporte Coletivo de Palmas informou que ficou sem acesso ao sistema de bilhetagem eletrônica, o que impedia os usuários de recarregarem as carteirinhas, e encontrou dificuldade em contratar motoristas para os ônibus.
LEIA TAMBÉM
- Prefeitura cria agência para assumir transporte coletivo de Palmas a partir de quinta-feira (1º)
- Usuários do transporte público bloqueiam avenida na frente de estação de ônibus em Palmas
- Prefeita de Palmas retira cobrança do transporte coletivo, mas ônibus continuam lotados
O município vem afirmando que os problemas vêm sendo solucionados, mas o sistema voltou a ser alvo de reclamação no início desta semana, quando moradores da região sul de Palmas fecharam uma avenida na frente da estação do Aureny III e impediram a passagem dos ônibus.
A principal reclamação neste dia foi por conta da superlotação e atraso dos ônibus. Após o bloqueio a Prefeitura de Palmas afirmou que são disponibilizados ônibus extras para atender a população nos horários de maior fluxo. Também afirmou que a ação foi realizada por um pequeno número de pessoas e acabou prejudicando outros usuários.
Agência aprovada por vereadores
No início da noite desta quarta-feira (1º) os vereadores de Palmas aprovaram a criação da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP).
O órgão, com natureza de autarquia municipal, tinha sido criado pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) no final de novembro de 2022 por meio de uma Medida Provisória após o encerramento da concessão do serviço após mais de 30 anos.
O texto da MP foi votado em turno único durante uma sessão extraordinária e transformado em lei municipal. A Agência assumiu a gestão do sistema ainda no ano passado, por meio de uma requisição administrativa de toda estrutura que pertencia às empresas concessionárias.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.