Carregando...

Prefeitura de Maceió muda a vida na orla lagunar

A Prefeitura de Maceió está investindo na orla lagunar, no Vergel do Lago, para potencializar ainda mais a capacidade econômica e social da região e das famílias que residem no local. Graças a ações como revitalização dos espaços de convívio social, construção do residencial Parque da Lagoa, preservação de um rico ecossistema e iniciativas que fomentam a geração de emprego e renda, o bairro passa por uma transformação histórica.

O Parque da Lagoa, um complexo com 1.776 apartamentos em 89 blocos, vai abrigar mais de 7 mil moradores da região que fazem parte do levantamento habitacional, realizado pela prefeitura em 2019. A construção está orçada em R$ 140 milhões em recursos federais do programa Casa Verde e Amarela, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A obra conta com serviços de infraestrutura, como estacionamento, água e esgoto, calçada, entre outros.

Além da garantia da casa própria, há geração de emprego e renda para quem mora na região da lagoa. O prefeito determinou que as empresas responsáveis pelas obras no bairro priorizem a contratação de profissionais da comunidade. “E junto com a moradia digna, em uma área estruturada, temos ainda o Espaço Amo a Lagoa, que tem contribuído para dinamizar a melhoria de qualidade de vida no Vergel do Lago”, destacou o prefeito.

Trabalha Maceió — Foto: Secom Maceió

O Amo a Lagoa revitalizou os espaços de convivência para as famílias, instalou parques para crianças, futebol de mesa e pinturas em faixas para ciclistas, e conta também com o futmesa, um equipamento instalado pela Prefeitura de Maceió para a prática esportiva, que chama a atenção do público o jovem e adulto.

A Prefeitura de Maceió vai trocar todas as luminárias da Avenida Senador Rui Palmeira, que terá iluminação cem por cento em LED. Ao todo, serão instaladas 196 luminárias em LED, com 220W de potência. A requalificação vai contemplar 6 km da via, do trecho entre o balanço até o Papódromo e a obra tem previsão para ser finalizada ainda este ano.

LIMPEZA DA LAGOA :

Uma metodologia inovadora, chamada Ecobat, foi criada para atuar na recuperação e limpeza da Lagoa Mundaú. São três equipamentos com capacidade de retirar, diariamente, uma tonelada de resíduos descartados de forma irregular. O maior diferencial do ecoboat é o seu projeto de engenharia que contempla equilíbrio no centro de gravidade da embarcação e possibilita que a pá coletora, projetada na proa, alavanque e embarque um grande volume de resíduos. “Temos na Lagoa Mundaú um ecossistema riquíssimo e precisamos cuidar dele com prioridade”, disse ainda o prefeito.

Entre os moradores beneficiados pela reestruturação do espaço na orla lagunar no Vergel, Luís Pedro, de 74 anos, que preza por sua saúde fazendo exercícios diários ao andar de bicicleta, é só entusiasmo pelas mudanças em seu bairro. “Nossa área está bem mais cuidada com a revitalização feita aqui. Costumo andar todos os dias de bicicleta no espaço destinado para nós. É importante que a população mantenha o local limpo e as áreas conservadas, afinal todo o espaço de lazer é nosso”, finaliza.

Trabalha Maceió — Foto: Secom Maceió


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*