Carregando...

Covid-19: força-tarefa do Estado visita Araxá para alinhar ações de apoio ao enfrentamento da pandemia

Força-tarefa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais durante visita à Araxá — Foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação

Força-tarefa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais durante visita à Araxá — Foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação

Uma força-tarefa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esteve em Araxá nesta terça-feira (8) para alinhar ações de apoio ao enfrentamento da Covid-19 na cidade. A visita ocorreu um dia após o município registrar o recorde mortes por coronavírus em um único boletim, com sete óbitos confirmados.

Leia também:

  • Covid-19: veja boletim da Prefeitura de Araxá de 08/06/2021

O grupo desembarcou no Aeroporto Romeu Zema por volta das 8h e seguiu direto para a Santa Casa de Misericórdia. A unidade é referência para municípios da região e está há três meses com média de ocupação das 20 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) entre 95% e 100%.

Segundo a Prefeitura, há a intenção é abrir mais 10 UTIs, porém, há falta de médicos impede a ampliação. “Com a vinda da força-tarefa se abre um ponto de esperança para que possamos firmar uma parceria e o atendimento seja melhorado. Trazer mais leitos, que nós estamos precisando para que os nossos pacientes não precisem ser transferidos para outras cidades”, disse a secretária de Saúde de Araxá, Lorena de Pinho.

Equipe da SES-MG faz visita técnica para analisar cenário da pandemia em Araxá

Equipe da SES-MG faz visita técnica para analisar cenário da pandemia em Araxá

Em seguida, a força-tarefa visitou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), responsável por acolher pacientes que aguardam vaga na Santa Casa, e as chamadas unidades sentinelas Uninordeste e Unisul.

“O Governo do Estado não tem medido esforços para atuar na região do Triângulo do Sul, vindo de forma emergencial nos municípios que demandam maior necessidade no enfrentamento à Covid-19, prestando assistência técnica e de gestão”, afirmou a assessora de gabinete da SES-MG, Mayla Magalhães.'

Finalizando o cronograma, o grupo visitou a Vigilância Sanitária e se reuniu com equipe da Secretária Municipal de Saúde para apresentação das demandas e sugestões para o município para conter a disseminação do coronavírus. “Levantamos aquilo que é importante, principalmente, em termo assistencial. Levantamos as dificuldades que as cidades enfrentam para poder melhorar essas ações. Fazemos um relatório e dentro do gabinete da Secretaria Municipal de Saúde nós devolvemos com recomendações e outras demandas que não são, necessariamente, da área da saúde, mas que podem melhorar a situação", pontuou a coordenadora da força-tarefa, Adriana Vilela.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*