Carregando...

Saiba como ter acesso a medicamentos gratuitos em Uberlândia

Serviço disponibiliza remédios para mais de 100 doenças — Foto: Arquivo/Agência Brasil

Serviço disponibiliza remédios para mais de 100 doenças — Foto: Arquivo/Agência Brasil

Pacientes que buscam tratamento gratuito para mais de 100 doenças podem buscar pela medicação na Farmácia de Minas, serviço desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e presente em várias cidades do estado, dentre elas Uberlândia. Na unidade da cidade, são oferecidos remédios para patologias como artrite reumatoide, Alzheimer, doença pulmonar obstrutiva crônica e Parkinson.

Para poder ser contemplado, no entanto, é necessário realizar a entrega da documentação completa, que comprove o tratamento.

“O paciente deve entrar no site saude.mg.gov.br, clicar no link Cidadão (menu superior do site) e em seguida clicar em Obter Medicamentos. A página aberta apresenta todas as informações para a obtenção dos medicamentos”. explica a coordenadora da assistência farmacêutica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia, Sueli Pereira Borges. Conforme ela, é importante consultar o check list para cada tipo de tratamento, dividido em ordem alfabética, com a listagem de todas as patologias.

A coordenadora enfatiza que a Farmácia de Minas atende pacientes tanto da rede pública quanto da rede privada, e a documentação adequada é fundamental para a liberação da medicação.

“Essa documentação deve ser preenchida corretamente pelo médico e pelo paciente, para que não haja devolutivas. Cada vez que se devolve em razão da falta de um documento, uma assinatura, ou preenchimento de um campo, vai atrasar mais este momento de entrega do medicamento”.

Endereço da Farmácia de Minas

Em Uberlândia, a unidade regional funciona na Avenida Belo Horizonte, 1084, e atende não apenas a população local, como também de outros 17 municípios da região. Em 2021 foram protocolados mais de 6,5 mil requerimentos para retirada de medicamentos.

O atendimento, tanto para o repasse das informações, quanto para o recebimento da documentação, é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*