Carregando...

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal é inaugurado em Uberlândia; iniciativa visa contribuir com entrada de pequenos empresários no mercado exterior

Cerimônia de inauguração de Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) voltado para o comércio exterior em Uberlândia — Foto: Reprodução/TV Integração

Cerimônia de inauguração de Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) voltado para o comércio exterior em Uberlândia — Foto: Reprodução/TV Integração

A região do Triângulo Mineiro conta com o primeiro Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) na região. A cerimônia que selou a vinda do núcleo ocorreu na manhã desta terça-feira (21). O projeto é feito em parceria entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Receita Federal.

A expectativa dos envolvidos é que o núcleo possa contribuir para que pequenos empresários da região tenham projeções econômicas também no mercado exterior.

“É um trabalho que visa estimular o comércio exterior aqui no Triângulo Mineiro, porque esse é o primeiro núcleo fiscal de comércio exterior que vai proporcionar a esse microempreendedor a possibilidade de importar a matéria-prima e exportar a mercadoria”, explicou o auditor fiscal da Receita Federal, Eduardo Antônio Costa.

Os treinamentos para que essa unidade do NAF-Comex funcionasse teve início em fevereiro. À época, 32 alunos de Ciências Contábeis e de Comércio Exterior participaram do projeto. “A Receita Federal proporciona apoio e suporte para os alunos, para que eles possam desenvolver atividades de comércio exterior, e contamos com os Correios e do Sebrae na capacitação”, completou o auditor fiscal.

Trabalho do núcleo

Sala onde serão prestadas consultoria fiscal e contábil a pequenos produtores de Uberlândia e região — Foto: Milton Santos/UFU

Sala onde serão prestadas consultoria fiscal e contábil a pequenos produtores de Uberlândia e região — Foto: Milton Santos/UFU

O núcleo vai disponibilizar orientação tributária e fiscal a pessoas físicas de baixa renda, além das microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos. O reitor da UFU, Valder Steffen Junior, valorizou a parceria entre os dois órgãos.

“Por meio destas parcerias, temos feito assistência social, desenvolvido tecnologia, tanto na área de engenharia, como na área de ciências agrárias. Estamos, agora, inaugurando o NAF-Comex, que está hospedado no Instituto de Economia e Relações Internacionais, oferecendo atendimento [...] numa área que tem um grande potencial no que diz respeito ao comércio exterior”, comentou.

A consultoria será oferecida pelos estudantes que fazem parte da Assessoria Consultoria Planejamento Econômico (ACPE), empresa júnior do Instituto de Economia e Relações Internacionais da UFU. O serviço não terá custo.

Entre os profissionais que podem ser beneficiados estão pequenos produtores rurais, apicultores, fabricantes de cachaça e de cerveja, escritores, artesãos, além de outros empreendedores regionais, que poderão expandir seus negócios por meio do Núcleo.

Para trirar dúvidas sobre o NAF-Comex, o contato através do WhatsApp (34) 9 9882-2019.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*