Carregando...

Horta sensorial acessível a estudantes com deficiência é inaugurada em escola em Uberaba

Horta sensorial é inaugurada em escola municipal em Uberaba — Foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação

Horta sensorial é inaugurada em escola municipal em Uberaba — Foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação

Foi inaugurada, na última quinta-feira (1º), uma horta sensorial acessível a estudantes com deficiência na Escola Municipal Arthur de Mello Teixeira, em Uberaba. O espaço busca promover a inclusão desses alunos no processo de aprendizagem e sensibilizar as crianças sobre a importância da alimentação saudável.

A escola conta com 31 alunos com deficiência. Segundo a Prefeitura, a infraestrutura da horta é totalmente adaptada e acessível a esses estudantes, com canteiros de diferentes alturas, espaço de circulação para manobra das cadeiras de rodas, corrimão e rampa.

O projeto também contempla recursos de comunicação acessível, como piso tátil, placas de tipografia adequada, fonte ampliada, acesso a plataforma de tradução automática de Língua Brasileira de Sinais (Libras ), conteúdos em Braile e audiodescrição.

“Enquanto uma estratégia didático-pedagógica, (a horta) possibilitará trabalhar os cinco sentidos, além de estimular as habilidades dos alunos. Por outro lado, o projeto incentiva a alimentação saudável e sustentável”, comentou a secretária de Educação de Uberaba, Sidnéia Zafalon.

A horta integra as áreas de convivência da unidade escolar, refeitório e quadra, para que os estudantes possam aproveitar o ambiente para socialização. Além disso, os produtos plantados serão utilizados para diversificar os alimentos na merenda escolar.

A montagem do espaço foi realizada pela empresa Mosaic Fertilizantes. Segundo a companhia, a expectativa é que outras 19 escolas da cidade também recebam a estrutura até 2023.

“Acreditamos que os investimentos feitos facilitarão a integração dos estudantes junto à sociedade, favorecendo a mudança de valores, atitudes e hábitos da comunidade escolar”, avaliou o diretor executivo do Instituto Mosaic, Paulo Eduardo Batista.

Parceria entre escola e empresa de Uberaba promove a inclusão com horta sensorial

Parceria entre escola e empresa de Uberaba promove a inclusão com horta sensorial

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

50 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar