Carregando...

DER-MG autoriza início de revitalização da AMG-2595 em Uberaba

AMG-2595, antiga Avenida Filomena Cartafina em Uberaba — Foto: Reprodução/TV Integração

AMG-2595, antiga Avenida Filomena Cartafina em Uberaba — Foto: Reprodução/TV Integração

O Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) autorizou o início dos serviços para a revitalização dos 28 quilômetros da AMG-2595, antiga Avenida Filomena Cartafina, em Uberaba.

O prazo de execução das obras é de 12 meses consecutivos e o valor estimado pelo DER era de R$ 23.934.788,08. A obra realizada é a “recuperação funcional”, que representa uma manutenção preventiva feita antes que ocorra o desgaste total do pavimento.

O trabalho será divido em três fases. A primeira é a de intervenção, fazendo o tapa-buraco e remendos profundos. Em alguns casos são colocadas novas camadas de asfalto, para nivelar e corrigir o pavimento.

Na segunda etapa é aplicada uma camada de revestimento asfáltico. O fim da obra é com a pintura e a sinalização. Os recursos para custeio dos trabalhos fazem parte do pacote de investimentos em infraestrutura, previsto no acordo da Vale para compensação pelo rompimento da barragem em Brumadinho.

A recuperação do trecho foi anunciada em abril deste ano. Já o edital foi publicado em maio.

Provias

Por meio do Provias, o Estado investirá R$ 2,15 bilhões em pavimentação, construção de pontes e recuperação funcional das rodovias que cortam Minas Gerais.

O programa é executado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG).

Além da AMG-2595, outras vias do Triângulo Mineiro estão inseridas no Provias. Entre elas, a MGC-497, entre Uberlândia e Prata; a MG-255, de Itapagipe a Iturama, com cerca de 92 km de extensão; a MG-190, LMG-798 e a MGC-462.

Segundo o governo de MG, as ações se dividem em dois eixos:

  • recuperação funcional, com objetivo de promover melhorias no pavimento das estradas em pior estado de conservação;
  • pavimentação e construção de pontes, com foco em viabilizar novas ligações entre importantes regiões de Minas Gerais.

As intervenções visam reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

50 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*