Carregando...

Conexão Brasil-Argentina: conheça a história do Chef Executivo Juan Banegas, que comanda a cozinha do Bourbon Atibaia Resort

Há nove anos, o Chef Executivo argentino Juan Banegas, formado pelo Instituto Argentino Gastronomia e com especialização em Le Cordon Bleu no Peru, recebeu um convite especial e irrecusável para integrar a equipe do Bourbon Atibaia Resort. A proposta veio do Chef Executivo francês Jérôme Dardillac, um dos seus mestres na gastronomia, sendo assim ele não tinha como negar o convite. Desde então, Banegas se tornou referência e lidera uma cozinha reconhecida por seu requinte e variedade, atendendo um público diverso em um dos principais resorts do país.

A trajetória do Chef Executivo Juan Banegas começou cedo e veio de dentro de sua própria casa. Cresceu ao lado da mãe, que trabalhava na cozinha de uma família argentina, e a partir daí não demorou muito para o garoto começar a se sentir atraído pelo universo gastronômico desde cedo.

Bourbon Atibaia — Foto: Bourbon Atibaia

Bourbon Atibaia — Foto: Bourbon Atibaia

Mas até chegar a ser um Chef renomado a trajetória foi longa. Juan começou como steward (profissional responsável por cuidar da limpeza e organização de utensílios de cozinha nos restaurantes), mas aos poucos foi se especializando através de diversos cursos até se formar pelo Instituto Argentino de Gastronomia, considerada a melhor instituição de gastronomia da América Latina.

Além disso, antes de chegar ao Brasil acumulou experiências ao atuar em diversos países sul-americanos, como a própria Argentina, Peru, Paraguai, Bolívia, entre outros. Isso proporcionou ampliar seu repertório culinário e de cultura locais, que hoje fazem parte do seu estilo próprio de cozinhar.

As inspirações gastronômicas do Chef Executivo Juan Banegas são uma mescla da gastronomia francesa e argentina, pois suas referências são os chefs franceses Jérôme Dardillac e Olivier Falchi, com os quais trabalhou junto na Argentina, e aprendeu alguns segredos culinários.

Apesar disso, Banegas revela que outros dois países atraem a sua atenção pela culinária. O Brasil por ser um país tropical com grande variedade de ingredientes e temperos de diversas regiões, e o Peru pelo seus pratos coloridos e técnicas diferenciadas de cozinha. Ao revelar suas preferências pessoais, o Chef adora saborear assados e empanadas argentinas, além do clássico churrasco brasileiro.

Com técnicas sofisticadas, através de muito conhecimento, tendências e inovações, o Chef Executivo Juan Banegas destaca os aprendizados à frente da cozinha do Bourbon Atibaia Resort .“Coordenar uma equipe grande, como a do Bourbon Atibaia, trocando conhecimentos, é um aprendizado frequente. Administrar uma vasta quantidade de alimentos, sempre mantendo o padrão de qualidade da gastronomia do resort também é algo muito importante e enriquecedor”, ressaltou Banegas.

Chef se torna uma das atrações

No Bourbon Atibaia, o Chef também se tornou um dos personagens admirados pelas crianças. Em algumas atividades, Banegas promove aulas de culinária infantil e encanta os pequenos hóspedes. “Isso me traz muitas lembranças boas da infância, e além disso amo o jeito das crianças de lidarem com os novos sabores e criatividade”, conta o Chef.

Além disso, o Chef Executivo Juan Banegas será um dos jurados do 6º Festival Gastronômico de Atibaia, que contará com a participação de 57 estabelecimentos da região, com combos gastronômicos variados. O festival vai até 18 de setembro e visa valorizar e promover a gastronomia da cidade. “Espero me surpreender com algo diferente da gastronomia regional”, comentou Banegas.

Rede Bourbon

A Bourbon Hotéis e Resorts é uma empresa 100% brasileira atuando há mais de 50 anos no mercado hoteleiro de marcas próprias como Bourbon, Rio Hotel e Be. A rede soma mais de 20 unidades em três países (Brasil, Paraguai e Argentina) e em mais de 20 cidades. São aproximadamente 5.000 acomodações que a colocam entre as dez maiores marcas hoteleiras atuantes no Brasil.

Com a maior estrutura para congressos e convenções da hotelaria brasileira, a Bourbon Hoteis e Resorts tem mais de 41.000 m² de espaços modernos e confortáveis. Além de contar com mais de 2.000 mil funcionários preparados para proporcionar uma estadia agradável. É reconhecida por sua gastronomia premiada, ambientes elegantes, acolhedores e atendimento de excelência, garantindo o padrão Bourbon de hospedar e receber.

Há mais de 15 anos, a parceria exclusiva com a Mauricio de Sousa Produções permite tematizar com a Turma da Mônica algumas acomodações e os complexos de lazer dos resorts em Atibaia (SP) e Foz do Iguaçu (PR). Com o Clube de Férias, Bourbon Destination Club (BDC), os membros garantem economia e benefícios exclusivos na rede Bourbon e em mais de 4.300 hotéis em 100 países, com o parceiro RCI (Resort Condominium International), líder mundial em intercâmbio de férias.

Confira todas as opções de destinos Bourbon.

Quem apresenta o Turismo Atibaia e Região?

A página Turismo Atibaia e Região no G1 é um oferecimento do Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau – a ARC&VB, uma entidade representativa de toda a cadeira de empresários do setor turístico dos 12 municípios que compõem a região de Atibaia. Criado em 2005, o ARC&VB trabalha para desenvolver a atividade turística na região de forma sólida e sustentável.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*